Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33030
Tipo: Dissertação
Título: Integração do método geofísico de eletrorresistividade e ensaios SPT na investigação de perfis de subsolos da região metropolitana de salvador (RMS)
Autor(es): Gonçalves, Juliana Teles Diniz
Autor(es): Gonçalves, Juliana Teles Diniz
Abstract: A caracterização do subsolo e a determinação da resistência das camadas do solo em profundidade são pré-requisitos para o cálculo e escolha do tipo de fundação a ser utilizada em uma obra de engenharia civil. Essas informações são geralmente adquiridas através de sondagens de simples reconhecimento com SPT, as quais não são suficientes para uma descrição dos terrenos devido ao seu caráter pontual. A pesquisa teve como objetivo a avaliação da utilização do método geofísico de eletrorresistividade, utilizando a técnica de caminhamento elétrico (CE) como ferramenta auxiliar para o diagnóstico geotécnico em investigações com o uso de ensaios SPT em três diferentes áreas da Região Metropolitana de Salvador, as quais possuem características geológicas-geotécnicas distintas. A metodologia aplicada se mostrou uma alternativa atrativa para a extrapola- ¸cão das informações litológicas e geotécnicas em cada área, pois permitiu a visualização contínua em duas dimensões (x-z) do parâmetros de resistividade elétrica, a qual revela a estatigrafia do solo e ainda permite atingir maiores profundidades de investigação do que as sondagens convencionais. A partir dos resultados apresentados conclui-se que, em geral, existe uma correlação entre a resistência `a penetração e a resistividade elétrica nas ´áreas I, II e III. A variação destes coeficientes demonstra a influencia das características geotécnicas e litológicas, principalmente da composição mineralógica; fração granulométrica dos solos; presença de matéria orgânica e grau de saturação, em cada local. O uso integrado dessas t´técnicas de investigação direta e indireta pode acelerar as investigações geotécnicas, causando menor impacto ao meio ambiente, em menos tempo e com custos menores se comparados `a realização de novas sondagens SPT.
Palavras-chave: Investigação do subsolo
Ensaio de campo
Geofísica
Correlação
CNPq: Engenharia Civil
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33030
Data do documento: 11-Mar-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
versaofinal_def_mestrado (2) (4).pdf26,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.