Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSuarez, Naia Alban-
dc.contributor.authorSantos Neto, Edson Fernandes D'Oliveira-
dc.creatorSantos Neto, Edson Fernandes D'Oliveira-
dc.date.accessioned2021-03-10T23:29:13Z-
dc.date.available2021-03-10T23:29:13Z-
dc.date.issued2021-03-10-
dc.date.submitted2019-09-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33011-
dc.description.abstractEsta tese trata do ensino de construção para os cursos de graduação em arquitetura e urbanismo, entendendo a construção como a materialização da arquitetura, e propõe a adoção de atividades pedagógicas que integrem o ensino de construção ao ensino de projeto, através de atividades práticas de projeto relacionadas à construção; estudo sistemático de obras referenciais; pesquisa sobre materiais e técnicas construtivas e realização de atividades práticas construtivas nas disciplinas e atividades dos cursos. A pesquisa buscou entender como se desenvolveu historicamente o ensino de construção nos cursos de arquitetura no Brasil e identificou, no estudo de experiências diversas - no Brasil e no exterior -, práticas pedagógicas que integram o ensino de construção ao ensino de projeto. Estas experiências servem de modelo para uma proposta conceitual apresentada na tese que integra o ensino destas duas áreas nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo no Brasil. Os conceitos de reflexão-na-ação e os domínios normativos/prescritivos do projeto desenvolvidos por Donald Schön, contribuem para o entendimento de que a realização de atividades práticas construtivas e de projeto devem ser integradas na formação em arquitetura. O estudo de obras referenciais em que a construção se evidencia na arquitetura e a atividade prática de projeto das soluções construtivas são tão importantes quanto a realização de projetos de objetos em atividades de práticas construtivas. A partir do curso de arquitetura e urbanismo da FA-UFBA, cuja origem é das mais antigas do Brasil, exemplifica-se a aplicação de uma concepção pedagógica baseada na relação entre construção e projeto em uma estrutura curricular existente.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is about the teaching of construction in undergraduate courses in architecture and urbanism, with an understanding of construction as the materialization of architecture. The work proposes the adoption of pedagogical activities that integrate the teaching of construction with the teaching of design through practical design activities related to construction; a systematic study of reference works; research on construction materials and techniques; and the carrying out of practical construction activities within the disciplines and activities comprising the courses. The study sought to understand how the teaching of construction in architecture courses has developed historically in Brazil, and identified, through the review of a variety of experiences—in Brazil and abroad—pedagogical practices that integrate the teaching of construction with the teaching of design. These experiences serve as a model for a conceptual proposal, presented in the thesis, that integrates the teaching of these two areas in undergraduate courses in architecture and urbanism in Brazil. The concepts of reflection-in-action and the normative/prescriptive domains of design developed by Donald Schön contribute to the understanding that the realization of practical construction and design activities should be integrated into architectural training. The study of reference works in which construction is evident in architecture as well as the practical activity of designing constructive solutions are as important as the realization of object designs in practical construction activities. The FA-UFBA architecture and urbanism course, one of the oldest in Brazil, exemplifies the application of a pedagogical conception based on the relationship between construction and design in an existing curricular structure.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArchitecture - Study and teachingpt_BR
dc.subjectArquitetura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Bahia. Faculdade de Arquitetura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Bahia. Faculdade de Arquitetura - Study and teachingpt_BR
dc.titleEnsino de construção para arquitetura como ensino de projeto: reflexões e concepções pedagógicaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coAndrade Junior, Nivaldo Vieira de-
dc.contributor.refereesSuarez, Naia Alban-
dc.contributor.refereesAndrade Junior, Nivaldo Vieira de-
dc.contributor.refereesViana, Lidia Quieto-
dc.contributor.refereesOlmos, Susana Acosta-
dc.contributor.refereesAmorim, Luiz Manuel do Eirado-
dc.contributor.refereesLopes, Carlos Nuno Lacerda-
dc.publisher.departamentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE EDSON FERNANDES D’OLIVEIRA SANTOS NETO.pdfVolume único9,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.