Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Francisco Gabriel Santos | - |
dc.contributor.author | Arcanjo, Daniele Mendes de Oliveira | - |
dc.creator | Arcanjo, Daniele Mendes de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-09T02:21:32Z | - |
dc.date.available | 2021-03-09T02:21:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-08 | - |
dc.date.submitted | 2019-05-10 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32980 | - |
dc.description.abstract | A busca por novos materiais que substituam o cimento Portland vem
aumentando ao longo dos anos devido a problemas de cunho ambiental e de
durabilidade. Nesse contexto, os materiais a base de aluminossilicatos são
comumente usados na produção de aglomerantes álcali-ativados (AAA). Estes
são a grande proposta para substituição total ou parcial do cimento Portland
devido às altas resistências mecânicas, a resistência a altas temperaturas e a
possibilidade de incorporar os resíduos agroindustriais. Estudos estão sendo
desenvolvidos utilizando este material no processo de estabilização de solos,
contudo a quantidade de estudos existentes ainda é escassa e há uma
necessidade de avaliar mais profundamente esses materiais. Dessa forma, o
objetivo do presente trabalho é estudar um aglomerante álcali-ativado aplicado
na estabilização química de solos para pavimentos rodoviários. A pesquisa
teve início com um programa experimental, onde ocorrerem a caracterização
das matérias primas, desenvolvimento das dosagens do aglomerante álcaliativado e do cimento e o procedimento de mistura dos mesmos. O precursor
(fonte de alumina e sílica) foi o metacaulim, o ativador (material alcalino) o
silicato de sódio alternativo (hidróxido de sódio e sílica ativa) e o solo
estabilizado caracterizado como areia argilosa com pouco silte. Foram
realizadas cinco misturas com 5, 7, 10, 15 e 20% de metacaulim mais ativador
alcalino. Estes foram comparados à mistura do solo-cimento com 7% de adição
e com o solo natural. Na avaliação preliminar das amostras com adição foram
realizados ensaios de resistência à compressão simples e CBR. As misturas de
solo-AAA (10, 15 e 20%) apresentaram resistências superiores à mistura solocimento. Contudo, o percentual de 7% de metacaulim foi o que apresentou o
menor consumo de material e resistência mecânica superior a 2,1 MPa, sendo
este o teor de adição escolhido para estabilização do solo estudado e para
os demais ensaios de caracterização e durabilidade, etapa final da pesquisa.
Nessa etapa observou-se que o aglomerante álcali-ativado modificou a
estrutura do solo promovendo reações de caráter geopolimérico, gerando maior
aderência entre os grãos e assim interferindo nas propriedades do solo. Deste
modo, através da análise dos resultados encontrados, a estabilização com
materiais ativados alcalinamente mostrou-se ser um material inovador e viável
para melhorar as propriedades dos solos aplicados a pavimentos rodoviários. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estabilização de solos | pt_BR |
dc.subject | Àcali-ativado | pt_BR |
dc.subject | Pavimento rodoviário | pt_BR |
dc.subject | Resistência mecânica | pt_BR |
dc.title | Estudo da aplicação de aglomerante álcaliativado na estabilização de solos para pavimentações | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Machado, Sandro Lemos | - |
dc.contributor.referees | Silva, Francisco Gabriel Santos | - |
dc.contributor.referees | Machado, Sandro Lemos | - |
dc.contributor.referees | Machado, Miriam de Fátima Carvalho | - |
dc.contributor.referees | Thome, Antonio | - |
dc.publisher.departament | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPEC)
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