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dc.contributor.advisorSilva, Francisco Gabriel Santos-
dc.contributor.authorArcanjo, Daniele Mendes de Oliveira-
dc.creatorArcanjo, Daniele Mendes de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-03-09T02:21:32Z-
dc.date.available2021-03-09T02:21:32Z-
dc.date.issued2021-03-08-
dc.date.submitted2019-05-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32980-
dc.description.abstractA busca por novos materiais que substituam o cimento Portland vem aumentando ao longo dos anos devido a problemas de cunho ambiental e de durabilidade. Nesse contexto, os materiais a base de aluminossilicatos são comumente usados na produção de aglomerantes álcali-ativados (AAA). Estes são a grande proposta para substituição total ou parcial do cimento Portland devido às altas resistências mecânicas, a resistência a altas temperaturas e a possibilidade de incorporar os resíduos agroindustriais. Estudos estão sendo desenvolvidos utilizando este material no processo de estabilização de solos, contudo a quantidade de estudos existentes ainda é escassa e há uma necessidade de avaliar mais profundamente esses materiais. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é estudar um aglomerante álcali-ativado aplicado na estabilização química de solos para pavimentos rodoviários. A pesquisa teve início com um programa experimental, onde ocorrerem a caracterização das matérias primas, desenvolvimento das dosagens do aglomerante álcaliativado e do cimento e o procedimento de mistura dos mesmos. O precursor (fonte de alumina e sílica) foi o metacaulim, o ativador (material alcalino) o silicato de sódio alternativo (hidróxido de sódio e sílica ativa) e o solo estabilizado caracterizado como areia argilosa com pouco silte. Foram realizadas cinco misturas com 5, 7, 10, 15 e 20% de metacaulim mais ativador alcalino. Estes foram comparados à mistura do solo-cimento com 7% de adição e com o solo natural. Na avaliação preliminar das amostras com adição foram realizados ensaios de resistência à compressão simples e CBR. As misturas de solo-AAA (10, 15 e 20%) apresentaram resistências superiores à mistura solocimento. Contudo, o percentual de 7% de metacaulim foi o que apresentou o menor consumo de material e resistência mecânica superior a 2,1 MPa, sendo este o teor de adição escolhido para estabilização do solo estudado e para os demais ensaios de caracterização e durabilidade, etapa final da pesquisa. Nessa etapa observou-se que o aglomerante álcali-ativado modificou a estrutura do solo promovendo reações de caráter geopolimérico, gerando maior aderência entre os grãos e assim interferindo nas propriedades do solo. Deste modo, através da análise dos resultados encontrados, a estabilização com materiais ativados alcalinamente mostrou-se ser um material inovador e viável para melhorar as propriedades dos solos aplicados a pavimentos rodoviários.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstabilização de solospt_BR
dc.subjectÀcali-ativadopt_BR
dc.subjectPavimento rodoviáriopt_BR
dc.subjectResistência mecânicapt_BR
dc.titleEstudo da aplicação de aglomerante álcaliativado na estabilização de solos para pavimentaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMachado, Sandro Lemos-
dc.contributor.refereesSilva, Francisco Gabriel Santos-
dc.contributor.refereesMachado, Sandro Lemos-
dc.contributor.refereesMachado, Miriam de Fátima Carvalho-
dc.contributor.refereesThome, Antonio-
dc.publisher.departamentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
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