Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32969
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Da importância do pormenor: Alois Riegl e a cultura alemã
Autor(es): Paz, Daniel J. Mellado
Autor(es): Paz, Daniel J. Mellado
Abstract: O objetivo deste artigo é destacar as premissas subjacentes ao texto de Aloïs Riegl, O Culto Moderno dos Monumentos: sua essência e sua gênese (Der moderne Denkmalkultus, sein Wesen und seine Entsehung), de 1903, e ao conjunto de sua obra, demonstrando como estão profundamente enraizadas no debate cultural alemã do séc. XIX e começo do séc. XX. Riegl é lembrado em sua contribuição à História e Teoria da Arte pelo conceito de Kunstwollen (Vontade de Arte), central ao Denkmalkultus. Esse conceito enuclea as ideias de Vontade e de Arte. A Vontade perpassa completamente sua obra, com nuances diversas e absoluta primazia nos fenômenos estéticos. Quanto à Arte, a expande de tal maneira que se confunde com o conceito de Cultura. Dentro da abordagem da Cognição como mutável e impelida animicamente, ativa e não passiva. Tudo submetido ao devir histórico, à variação de acordo com os lugares e tempos. E aspectos ligados à Hermenêutica, à interpretação das épocas passadas e de suas mentalidades, e ao papel do observador, especialmente nos tempos modernos, com a revolução copernicana da abordagem de Riegl e sobretudo no espírito contemporâneo.
Palavras-chave: Alois Riegl
História da arte
Kunstwollen
Vontade de arte
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: IAB-BA
Citação: PAZ, Daniel J. Mellado. Da Importância do Pormenor: Alois Riegl e a Cultura Alemã. In: V Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado - Arquimemória, 2017, Salvador. Anais do V Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado - Arquimemória. Salvador: Departamento da Bahia do Instituto de Arquitetos do Brasil, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32969
Data do documento: Dez-2017
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Arquitetura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Da Importância do Pormenor - Alois Riegl e a Cultura Alemã.pdf815,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.