Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32967
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O Lugar evanescente: características da arquitetura efêmera no sítio
Autor(es): Paz, Daniel J. Mellado
Autor(es): Paz, Daniel J. Mellado
Abstract: O artigo apresenta uma abordagem teórica da arquitetura efêmera, considerando que a mesma possui características particulares que diferem substancialmente das formas mais perenes e estáveis de construção. Enfocamos em especial sua relação com o sítio onde ela se estabelece, a partir de três frentes de ataque. Na primeira, o reconhecimento da constituição escalar do ambiente construído, dos objetos que habitam tais escalas e as condições de sua autonomia e dependência frente ao meio e às redes técnicas e de serviços. Na segunda, a relação entre objetos e ações por meio do conceito de sinomorfia, como se dá a reversibilidade de uso dos espaços construídos, a condição fragmentária e heterogênea do ambiente efêmero e a sua eterialização. Na terceira, por fim, em consonância com as categorias empregadas nas investigações anteriores, a situação da preexistência, a condição de sua subsistência e persistência, e uma tipologia dos sítios a partir da conexão funcional com a construção temporária, dada a eterialização crescente do meio – e sua dependência das redes técnicas e de serviços – e o conhecimento e preocupação com os ciclos naturais.
Palavras-chave: Arquitetura efêmera
Arquitetura - Sítio
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: ANPARQ/ MDU-UFPE / PPGAU-UFRN/ PPGAU-UFPB
Citação: PAZ, Daniel J. Mellado. O Lugar Evanescente: características da arquitetura efêmera no sítio. In: II Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2012, Natal. II Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32967
Data do documento: Set-2012
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Arquitetura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Lugar Evanescente - características da arquitetura efêmera no sítio.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.