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dc.contributor.advisorPalacios, Annamaria da Rocha Jatobá-
dc.contributor.authorSousa, Adriele de Jesus-
dc.creatorSousa, Adriele de Jesus-
dc.date.accessioned2021-03-01T18:59:15Z-
dc.date.available2021-03-01T18:59:15Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.issnMonografia-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32913-
dc.description.abstractO objeto de análise deste trabalho constitui-se de comerciais localizados na internet que relacionam idosos e tecnologias e elegem as estratégias humorísticas, associadas à noção de ethos, para abordar o consumidor. Para tal investigação, recorremos à Baudrillard (1995), que evidencia como a dimensão do consumo configura a sociedade atual, e a Lipovetsky (1989), que expõe a lógica da diferenciação social assentada no aumento das necessidades. Também discorremos sobre as condições para a manifestação do riso, demonstradas em Bergson (2001), além das principais categorizações do riso, apresentadas por Propp (1992). Sobre as transformações acerca do entendimento da velhice e seus desdobramentos para a comunicação publicitária, lançamos mão de Palacios (2006, 2008, 2010) e Debert (2003). No tocante à noção de ethos, sob a influência de Dominique Maingueneau (2001), observamos o que dizem Amossy (2005) e Heine (2008, 2009). Por meio do referencial teórico apontado, entre outros autores, percebemos que existe, no corpus eleito para este estudo, uma centralidade do humor na formulação da comunicação publicitária quando pessoas velhas comparecem em comerciais divulgando produtos ou serviços tecnológicos. Ademais, confirmamos que a produção do discurso publicitário não pode ser dissociada de sua historicidade e dos sentidos que são atribuídos pelos consumidores. Essa inferência foi confirmada em seis comerciais, quais sejam: Sony lança o smartphone Xperia Z1, Tigre destaca a sua linha de produtos elétricos, Net oferta serviço de banda larga com internet móvel gratuita, Consul apresenta o micro-ondas com pote de uso fácil, Semp Toshiba divulga televisão de 65 polegadas e Ipiranga com o lubrificante Nano Armor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação publicitária - Tecnologiapt_BR
dc.subjectVelhice - Publicidade na internetpt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectComerciaispt_BR
dc.titleComunicação publicitaria: o uso de estratégias humorísticas sobre o idoso e tecnologias em seis comerciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesPalácios, Annamaria da Rocha Jatobá-
dc.contributor.refereesSampaio, Adriano Oliveira-
dc.contributor.refereesFerreira, Giovandro Marcus-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

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