Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32866
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKato, Suzana-
dc.contributor.authorPetry, Karina Caramori-
dc.creatorPetry, Karina Caramori-
dc.date.accessioned2021-02-23T22:56:32Z-
dc.date.available2021-02-23T22:56:32Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.date.submitted2020-07-23-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32866-
dc.description.abstractRESUMO. Este trabalho relata o processo da autora ao longo do Mestrado Profissional em Música, na Universidade Federal da Bahia, registrando em um memorial sua experiência anterior como violinista e praticante da Técnica Alexander (TA) aplicada à consciência corporal na prática musical. Traz a reflexão sobre o uso e a relevância de ferramentas psicofísicas adquiridas neste processo para a otimização da performance musical e o bem-estar e longevidade do músico em atividade. O trabalho inclui também um artigo acadêmico sobre possibilidades de aplicação de um dos princípios da TA ‒ o princípio da inibição ‒ na prática e performance musical; um relatório de residência social sobre a atividade de observação de aulas de TA em duas instituições de ensino superior em música na Alemanha; relatórios sobre as disciplinas e práticas profissionais realizadas durante o mestrado.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT. This work reports the author's process along the Professional Master in Music at the Federal University of Bahia, recording in a memorial her previous experience as a violinist and practitioner of the Alexander Technique (TA) applied to body awareness in music practice. Also reflect on the use and relevance of psychophysical tools acquired in this process for the optimization of musical performance and the well-being and longevity of the musician in activity. The work also includes an academic article on the possibilities of applying one of the principles of AT ‒ the principle of inhibition ‒ in musical practice and performance; a social residency report on the activity of observing AT classes in two institutions of higher education in music in Germany; reports on the subjects and professional practices performed during the master's degree.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTécnica Alexanderpt_BR
dc.subjectViolinistapt_BR
dc.subjectBem-estar do músicopt_BR
dc.subjectOtimização da performancept_BR
dc.titleA Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coVosniadou, Eleni-
dc.contributor.refereesKato, Suzana-
dc.contributor.refereesVosniadou, Eleni-
dc.contributor.refereesBarbosa, Joel Luís da Silva-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação Profissional em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpq8.03.03.00-5 Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCF KARINA C PETRY.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.