Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrandão, José Maurício-
dc.contributor.authorSantos, Neide-
dc.creatorSantos, Neide-
dc.date.accessioned2021-02-23T22:55:15Z-
dc.date.available2021-02-23T22:55:15Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32865-
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou os efeitos da aplicação da abordagem músico-pedagógica denominada nesse estudo de ECCP (Ensaio Coral Centrado na Pessoa) na atividade coral em Salvador e em três cidades da Região Metropolitana de Salvador: Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde. Teve, como alvo, treze coros dirigidos pela pesquisadora (infantis a idosos), perfazendo um total de quinhentos e oitenta coralistas. O objetivo geral se concentrou em investigar os efeitos da aplicação da referida abordagem, as redes e configurações socioculturais de valorização do indivíduo, que promoveram o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos coralistas. Foi investigada a prática coral quanto a sua implantação, obstáculos e progressos ocorridos, além dos processos metodológicos e articulatórios ocorridos na trajetória dos coros em questão. A Abordagem ECCP e seu corpo de atividades, foi estudada dentro da perspectiva do Estudo de Caso e da Abordagem Qualitativa Descritiva, considerando asfaixas etárias e diversidades de ambientes. Identificou-se como esta abordagem contribuiu na construção de identidade cultural, valorização pessoal e reconhecimento do papel social dos envolvidos. Na busca por essa identificação, formulou-se a seguinte questão: como a abordagem ECCP contribuiu para a melhoria da qualidade de vida dos coralistas nos referidos contextos? O referencial teórico se concentrou nos estudos de Amato (2004; 2009), sobre o Canto Coral, bem como os de Brandão (1999) sobre a regência Coral e Oliveira (2014), sobre as articulações pedagógicas no ensino-aprendizagem por meio da abordagem PONTES. A análise dos resultados obtidos no questionário, nos depoimentos, nos vídeos dos ensaios dos corais e percepção dos coralistas mostrou que estes, reconhecem e legitimam os efeitos das atividades propostas pela referida abordagem, em mudanças individuais e sociais, relacionando-as com os objetivos desta investigação. Os dados obtidos nesta pesquisa sugerem uma influência positiva na aplicação da abordagem ECCP, referindo-se aos aspectos formativos musicais, bem como na saúde vocal, física e psíquica dos coralistas pesquisados. Outras declarações sinalizaram para a percepção de melhorias na consciência corporal (postura ao cantar – andar), mudanças emocionais (felicidade – motivação – euforia) e vocais (classificação vocal – vocalizes – além do uso adequado da voz dentre outros). A realização desta pesquisa confirma resultados positivos de outros estudos sobre assuntos relativos a bem-estar através da atividade coral e acrescenta conhecimento brasileiro, em especial com indivíduos da região do Estado da Bahia, onde poucos estudos foram realizados (canto coral nas três cidades investigadas). O estudo contribuiu para apresentar uma abordagem testada na prática, que pode despertar a consciência de educadores musicais regentes, ao representar e analisar uma situação comum, enfrentada por diversos profissionais que lidam com a natureza e a complexidade dessas atividades, abrindo portas para que esses educadores possam sintonizar seus problemas, avanços e conquistas com o assunto abordado nesta Tese.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectCanto Coralpt_BR
dc.subjectAbordagem Músico-Pedagógica ECCP.pt_BR
dc.titleEnsaio coral centrado na pessoa: uma abordagem músicopedagógica utilizada em Salvador e em comunidades da região metropolitana de Salvador, Bahiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Alda-
dc.contributor.refereesTourinho, Cristina Gama-
dc.contributor.refereesGarbuio, Rafael-
dc.contributor.refereesBraga, Simone-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Música - PPGMUSpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes - Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Neide dos Santos.pdf5,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.