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dc.contributor.advisorCasado, Alexandre Alves-
dc.contributor.authorBarbosa, Ingrid Rainier Lacerda-
dc.creatorBarbosa, Ingrid Rainier Lacerda-
dc.date.accessioned2021-02-23T22:52:34Z-
dc.date.available2021-02-23T22:52:34Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.date.submitted2019-11-20-
dc.identifier.issndissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32864-
dc.description.abstractEste trabalho é a concretização do curso de Mestrado Profissional na linha de Execução Musical, com foco na prática e interpretação de Violino. O objetivo do presente memorial é registrar a experiência e o desenvolvimento da aluna ao longo das fases do curso. O trabalho é dividido nas seguintes partes: contextualização da formação da aluna e sua história com a música anterior ao curso; importância das disciplinas e práticas cursadas no programa para o crescimento acadêmico e musical; definição e explanação do projeto; registro dos estudos de violino, contemplando o desenvolvimento técnico-musical experienciado e a preparação do repertório para o recital, o qual foi definido como produto final. Para a gestão destas duas últimas partes, foi usada como metodologia a pesquisa artística através dos autores López-Cano & Opazo (2014) e Benetti (2017). Tal proposta considera que o instrumentista pode utilizar sua prática como fonte de pesquisa, uma vez que as fases de estudo passam por métodos e sistematizações que podem qualificá-lo como pesquisa acadêmica. O diferencial do fazer artístico presente nesse tipo de pesquisa, traz, contudo, uma aproximação particular que atende principalmente à possibilidade e necessidade de considerar o performer ao mesmo tempo como autor e objeto de pesquisa do seu trabalho; nisso se configura um tipo de pesquisa artística. O método escolhido para este trabalho foi a autoetnografia, utilizando o diário reflexivo como ferramenta para sua aplicação. Dessa forma, a rotina de estudo de violino foi registrada em um diário, o qual serviu como fonte de informação, análise, experimento e reflexão para impulsionar o desenvolvimento e a ressignificação do processo de estudo diário. Ao final, compreendeu-se a necessidade de organizar o estudo com objetivos diários que devem conduzir a objetivos de médio e longo prazo, tendo em vista a preparação para o recital de violino. Também notou-se a relevância de dedicar tempo para a prática da performance, um período dedicado para o exercício de preparar-se e experimentar a performance de obras e do repertório completo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectviolinopt_BR
dc.subjectrepertóriopt_BR
dc.subjectestudo individualpt_BR
dc.subjectaspectos técnico-interpretativospt_BR
dc.titleAspectos técnicos e interpretativos numa reflexão sobre o processo de preparação para um recital de violinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesScebba, Beatriz Alessio de Aguiar-
dc.contributor.refereesBenedito, Celso José Rodriguês-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação Profissional em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.subject.cnpqInstrumentação Musicalpt_BR
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