Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Joel Luis-
dc.contributor.authorSerafim, Magali Bielski-
dc.creatorSerafim, Magali Bielski-
dc.date.accessioned2021-02-23T17:52:27Z-
dc.date.available2021-02-23T17:52:27Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.date.submitted2020-06-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32860-
dc.description.abstractTendo em vista a escassez de materiais didáticos direcionados ao ensino coletivo e heterogêneo de instrumentos de sopro da família das madeiras (flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e saxofone) e a necessidade de formação de professores de música capazes de atuar com essa demanda, nos propusemos, nessa pesquisa, a elaborar sugestões didáticas e metodológicas que poderão colaborar com os processos de ensino e aprendizagem em contextos diversos. Para tal, seguimos algumas etapas: 1) consulta à bibliografia específica da área; 2) observação e participação em atividades vinculadas ao ensino e aprendizagem destes instrumentos em contexto universitário; 3) criação e aplicação de questionário com questões abertas e de múltipla escolha para 150 professores de música e ou instrumentistas dessa família, dos quais obtivemos 62 respostas; 4) estruturação das sugestões didáticas e metodológicas; 5) criação de critérios para arranjos e ou composições; 6) encomenda de arranjos e ou composições com 18 compositores e/ou instrumentistas das diferentes regiões do Brasil; 7) catalogação de canções folclóricas brasileiras; 8) criação de design gráfico de materiais didáticos; e, por fim, 9) organização dos materiais didáticos numa proposta linear. Assim sendo, como resultado desta pesquisa, além da descrição dos procedimentos adotados, disponibilizamos as sugestões didáticas e metodológicas realizadas. Concluímos então que, apesar de terem sido atendidos os objetivos da pesquisa proposta, serão necessárias pesquisas adicionais que tenham por objetivo a testagem do material didático em diferentes contextos.pt_BR
dc.description.abstractIn view of the lack of didactic materials aimed at the collective and heterogeneous teaching of woodwind instruments (flute, oboe, clarinet, bassoon and saxophones) and the need for training music teachers, capable of acting with this demand, we set out in this research to develop didactic and methodological suggestions that can collaborate with the teaching and learning processes in different contexts. To do this, we follow some steps: 1) consult the specific bibliography of the area; 2) observation and participation in activities related to the teaching and learning of these instruments in a university context; 3) creation and application of a questionnaire with open and multiple-choice questions for 150 music teachers and / or instrumentalists in that family, from which we obtained 62 responses; 4) structuring of didactic and methodological suggestions; 5) creation of criteria for arrangements and or compositions; 6) ordering arrangements and or compositions with 18 composers and / or instrumentalists from different regions of Brazil; 7) cataloging of Brazilian folk songs; 8) creation of graphic design of teaching materials; and, finally, 9) organization of teaching materials in a linear proposal. Therefore, as a result of this research, in addition to the description of the procedures adopted, we provide the didactic and methodological suggestions made. We conclude then, that although the objectives of the proposed research have been met, additional research will be objective is to test the teaching material in different contexts.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectECIMpt_BR
dc.subjectInstrumentos de Sopropt_BR
dc.subjectMadeiraspt_BR
dc.titleSugestões Didáticas e Motodológicas para o Ensino Coletivo de Instrumentos de Sopro da Família das Madeiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRobatto, Lucas-
dc.contributor.refereesStervinou, Adeline Annelyse Marie-
dc.contributor.refereesNascimento, Marco Antonio Toledo-
dc.publisher.departamentEscola de Música da UFBA - EMUSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsPPGPROMpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCF_Magali_Bielski_Serafim.pdf23,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.