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Tipo: Dissertação
Título: Gerenciamento de resultados e legibilidade: um estudo de empresas abertas no Brasil
Autor(es): Sena, Thiago Rios
Autor(es): Sena, Thiago Rios
Abstract: A divulgação da informação contábil contribui para diminuição do nível da assimetria informacional e aumento da confiança do usuário em função da transparência. Entretanto, os gestores podem ter incentivos para ofuscar informações em relação ao desempenho da empresa. A ofuscação informacional por utilização de linguagem mais complexa ou por ênfase em determinados temas em detrimento de outros na apresentação textual pode ser considerada uma das possíveis formas de gerenciamento de resultado, mais especificamente conhecida como gerenciamento de impressões. Esse estudo tem como objetivo verificar a relação entre o nível de legibilidade das notas explicativas e práticas de gerenciamento de resultado através de accruals ou decisões operacionais por empresas listadas na [B]³ entre os anos de 2010 a 2018. Foi utilizado um modelo econométrico apresentando a legibilidade como variável dependente e gerenciamento de resultados como variável independente principal, além das variáveis de controle, sendo analisado através de regressão de dados em painel com efeitos fixos controlados por ano e setor. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa descritiva, através de análise documental e utilizando a abordagem quantitativa dos dados para testar as hipóteses acerca da relação entre o gerenciamento de resultados e a legibilidade das notas explicativas. Os modelos Jones Modificado (1995) e Roychowdhury (2006) foram utilizados para mensurar o gerenciamento de resultados, e o índice Flesch adaptado para o Português (Martins et al., 1996) para mensurar o nível de legibilidade das notas explicativas. Os resultados revelam que não há relação estatisticamente significativa entre a legibilidade das notas explicativas e o nível de gerenciamento de resultados, refutando a hipótese de pesquisa levantada. Dentre as características das empresas, foi observado que as variáveis que representam o grupo de empresa de auditoria, tempo de capital aberto, market-to-book e tamanho da empresa apresentam significância estatística no modelo proposto. Essa pesquisa contribui com acréscimos para a literatura tanto acerca da legibilidade, quanto gerenciamento de resultados, ao estudar essa relação em um mercado emergente e de língua portuguesa. Além disso, auxilia os usuários da informação contábil (investidores, reguladores, elaboradores, etc) no entendimento de questões acerca da facilidade de leitura das notas explicativas para subsidiar o processo de tomada de decisões.
The disclosure of accounting information contributes to decrease the level of information asymmetry and increase user confidence due to transparency. However, managers may have incentives to obfuscate information regarding the company's performance. Informational obfuscation by using more complex language or by emphasizing certain themes over others in the textual presentation can be considered one of the possible forms of earnings management, more specifically known as impression management. This study aims to verify the relationship between the level of readability of the notes and earnings management practices through accruals or operational decisions by companies listed in [B]³ between the years 2010 to 2018. An econometric model was used, presenting readability as a dependent variable and earning management as the main independent variable, in addition to the control variables, being analyzed through panel data regression with fixed effects by year and sector. This work is characterized as a descriptive research, through documentary analysis and using the quantitative approach of the data to test the hypotheses about the relationship between the earning management and the readability of the notes. The Jones Modified (1995) and Roychowdhury (2006) models were used to measure earnings management, and the Flesch index adapted to Portuguese (Martins et al., 1996) to measure the readability level of the notes. The results reveal that there is no statistically significant relationship between the readability of the notes and the level of earnings management, refuting the research hypothesis. Among the characteristics of the companies, it was observed that the variables that represent the group of auditing company, publicly traded time, market-to-book and company size are statistically significant in the proposed model. This research contributes to additions to the literature both on readability and on earning management, when studying this relationship in an emerging and Portuguese-speaking market. In addition, it assists users of accounting information (investors, regulators, developers, etc.) in understanding issues about the ease of reading the notes to support the decision-making process.
Palavras-chave: Legibilidade
Gerenciamento de Resultados
Ofuscação
Contabilidade
Divulgação de informação contábil
Comunicação em contabilidade
Empresas - Desempenho
CNPq: Ciências Contábeis
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Contabilidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32817
Data do documento: 17-Fev-2021
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