Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMesseder Neto, Hélio da Silva-
dc.contributor.authorPaixão, Kananda Eller Souza da-
dc.creatorPaixão, Kananda Eller Souza da-
dc.date.accessioned2021-02-12T23:05:37Z-
dc.date.available2021-02-12T23:05:37Z-
dc.date.issued2021-02-12-
dc.date.submitted2019-12-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32809-
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que visa analisar as potencialidades e as dificuldades que as/os licenciandas/os em química têm em relacionar ensino de química com questões étnico-raciais. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com um grupo focal de licenciandos/as em química da UFBA. Em seguida, analisaram-se quatro sequências didáticas produzidas esses/as licenciandos/as. Após isso, realizaram-se entrevistas individuais com cinco desses licenciandos/as. A pedagogia usada para direcionar as discussões sobre a prática dos/as lincenciandos/as em química têm em relacionar ensino de química com questões étnico-raciais é a pedagogia histórico-crítica. Através das análises realizadas foi possível perceber que as/os futuras/os discentes articulam a prática pedagógica com conteúdo-forma-destinatário para alcançar os objetivos. Além disso, foi possível perceber que as/os licenciandas/os em química tem dificuldade em relacionar química com questões étnico-raciais por causa do epistemicídio.pt_BR
dc.description.abstractThis work is a qualitative research that aims to analyze the potentialities and difficulties that chemistry graduates have in relating chemistry teaching with ethnic-racial issues. To this end, a semi-structured interview was conducted with a focus group of undergraduates in chemistry from UFBA. Then, we analyzed four didactic sequences produced by these undergraduates. Following this, individual interviews were conducted with five of these undergraduates. The pedagogy used to direct discussions about chemistry learners' practice in relating chemistry teaching to ethnic-racial issues is historical-critical pedagogy. Through the analyzes made it was possible to realize that the students articulate the pedagogical practice with the content-form-recipient to reach the goals. In addition, it was possible to realize that chemistry graduates have difficulty relating chemistry with ethnic-racial issues because of epistemicide.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectQuímica - Ensinopt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEpistemicidiopt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectClassept_BR
dc.titleQuem vai chegar primeiro : a bala ou a ciência? As potencialidades e dificuldades que as/os licenciandas/os em química tem em relacionar ensino de química com questões étnico-raciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesPinheiro, Bárbara Carine Soares-
dc.contributor.refereesRosa, Katemari Diogo da-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.programMonografia de Licenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Extas e da Terrapt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Final - Kananda Eller Final.docx217,67 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.