Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Rangel, Sonia Lucia | - |
dc.contributor.author | Rocha, José Raimundo Magalhães | - |
dc.creator | Rocha, José Raimundo Magalhães | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-09T16:10:47Z | - |
dc.date.available | 2021-02-09T16:10:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-09 | - |
dc.date.submitted | 2020-09-17 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32765 | - |
dc.description.abstract | Tese referente a pesquisa prático-teórica inserida na linha Processos de Criação Artística em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA. No percurso da investigação pela via da experiência poética, estabeleceram-se conexões entre local e global, com um natural acesso ao imaginário presente na Guerra de Espadas de Fogo, manifestação cultural de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, por ser ela também a cidade de origem do pesquisador. Ao examinar um acervo de vídeos capturados desde o ano de 2011 e cadernos com desenhos, foram evocadas e afloraram, no artista, tanto a visualidade de imagens dessa manifestação como as memórias de uma paisagem interior, cuja visibilidade remonta ao tempo da infância na cidade natal. Uma consequente repercussão em imagens – experiência visual entre memória e vida – fez brotar um percurso com dominância gráfica, mas expandido entre meios artesanais e digitais. A poética foi conduzida pelo interesse nos efeitos causados pela luz do material incandescente expelido pelas espadas de fogo, em contraste com a escuridão. O novo ciclo trouxe obras realizadas apenas com carvão e outras matérias calcinadas, como fuligem e negro de fumo, em meios bidimensionais e em formato de vídeos de animação. O Princípio de RISCO – entre o verbo e o substantivo, em suas acepções de desenhar e de perigo iminente – ocupa lugar central, configurando-se numa poética visual contemporânea entre traço, luz e escuridão. A metodologia se apoiou na Abordagem Artístico-Compreensiva para Processos de Criação, proposta pela Professora Doutora Sonia Rangel, que conduziu o artista-pesquisador a compreender e a organizar a experiência sensível, a invenção e a recepção de sua própria obra, para torná-la também visível e comunicável sob a forma de uma reflexão crítico-criativa. Fazem-se diálogos com teóricos e artistas, como Arlindo Machado, George-Didi Huberman, Giorgio Agamben, Kilian Glasner, Luigi Pareyson, Michel Maffesoli, Pedro Marighella, Regina Silveira, Sonia Rangel, William Kentridge, entre outros. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Poéticas visuais | pt_BR |
dc.subject | Processos criativos. | pt_BR |
dc.subject | Imagens do fogo. | pt_BR |
dc.subject | Risco | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.title | Riscorisco: traço-luz escuridão nas imagens do fogo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Trinchão, Gláucia Maria Costa | - |
dc.contributor.referees | Veloso, Jorge das Graças | - |
dc.contributor.referees | Paraíso, Juarez Marialva Tito Martins | - |
dc.contributor.referees | Hernandez, Maria Herminia Olivera | - |
dc.contributor.referees | Rangel, Sonia Lucia | - |
dc.publisher.departament | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes Visuais | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Tese (PPGAV)
|