Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRangel, Sonia Lucia-
dc.contributor.authorRocha, José Raimundo Magalhães-
dc.creatorRocha, José Raimundo Magalhães-
dc.date.accessioned2021-02-09T16:10:47Z-
dc.date.available2021-02-09T16:10:47Z-
dc.date.issued2021-02-09-
dc.date.submitted2020-09-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32765-
dc.description.abstractTese referente a pesquisa prático-teórica inserida na linha Processos de Criação Artística em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA. No percurso da investigação pela via da experiência poética, estabeleceram-se conexões entre local e global, com um natural acesso ao imaginário presente na Guerra de Espadas de Fogo, manifestação cultural de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, por ser ela também a cidade de origem do pesquisador. Ao examinar um acervo de vídeos capturados desde o ano de 2011 e cadernos com desenhos, foram evocadas e afloraram, no artista, tanto a visualidade de imagens dessa manifestação como as memórias de uma paisagem interior, cuja visibilidade remonta ao tempo da infância na cidade natal. Uma consequente repercussão em imagens – experiência visual entre memória e vida – fez brotar um percurso com dominância gráfica, mas expandido entre meios artesanais e digitais. A poética foi conduzida pelo interesse nos efeitos causados pela luz do material incandescente expelido pelas espadas de fogo, em contraste com a escuridão. O novo ciclo trouxe obras realizadas apenas com carvão e outras matérias calcinadas, como fuligem e negro de fumo, em meios bidimensionais e em formato de vídeos de animação. O Princípio de RISCO – entre o verbo e o substantivo, em suas acepções de desenhar e de perigo iminente – ocupa lugar central, configurando-se numa poética visual contemporânea entre traço, luz e escuridão. A metodologia se apoiou na Abordagem Artístico-Compreensiva para Processos de Criação, proposta pela Professora Doutora Sonia Rangel, que conduziu o artista-pesquisador a compreender e a organizar a experiência sensível, a invenção e a recepção de sua própria obra, para torná-la também visível e comunicável sob a forma de uma reflexão crítico-criativa. Fazem-se diálogos com teóricos e artistas, como Arlindo Machado, George-Didi Huberman, Giorgio Agamben, Kilian Glasner, Luigi Pareyson, Michel Maffesoli, Pedro Marighella, Regina Silveira, Sonia Rangel, William Kentridge, entre outros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoéticas visuaispt_BR
dc.subjectProcessos criativos.pt_BR
dc.subjectImagens do fogo.pt_BR
dc.subjectRiscopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.titleRiscorisco: traço-luz escuridão nas imagens do fogopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesTrinchão, Gláucia Maria Costa-
dc.contributor.refereesVeloso, Jorge das Graças-
dc.contributor.refereesParaíso, Juarez Marialva Tito Martins-
dc.contributor.refereesHernandez, Maria Herminia Olivera-
dc.contributor.refereesRangel, Sonia Lucia-
dc.publisher.departamentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRMROCHA_RISCORISCO_Tese.pdf22,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.