Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32758
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoradillo, Edilson Fortuna de-
dc.contributor.authorAlvim, Lucas Renan Feitosa-
dc.creatorAlvim, Lucas Renan Feitosa-
dc.date.accessioned2021-02-05T22:10:01Z-
dc.date.available2021-02-05T22:10:01Z-
dc.date.issued2021-02-05-
dc.date.submitted2019-11-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32758-
dc.description.abstractO presente trabalho analisa os vínculos entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as pedagogias hegemônicas de cunho neoliberal, a fim de compreender como a Química está situada nessa proposição curricular. Como referencial teórico foram adotadas a categoria de Ideias Pedagógicas, elaborada por Demerval Saviani, a Teoria do Cotidiano de Agnes Heller e suas aproximações com a Educação Escolar, proposta por Newton Duarte. Num primeiro momento, foram apresentados os fundamentos das pedagogias do “aprender a aprender”, neotecnicistas e multiculturalistas que têm protagonizado discussões no campo curricular desde os anos 90 no Brasil. Em seguida, tecemos considerações sobre o significado do cotidiano e suas relações com o Ensino de Ciência, visando a superação de um ensino alienado e alienante. Por fim, mostramos que o Ensino de Química na BNCC está reduzido a temáticas esvaziadas de conteúdos científicos, não é referenciado por pesquisas ou materiais, desconsidera a importância da Experimentação e da História e Epistemologia. Buscou-se demonstrar também que a BNCC, de caráter neoliberal, tem por objetivo maior aprofundar as desigualdades na Educação e atender aos interesses do empresariado da Educação e da nova formatação do mercado de trabalho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBNCC (Base Nacional Comum Curricular)pt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectTeoria do cotidianopt_BR
dc.subjectIdeias pedagógicaspt_BR
dc.titleA base nacional comum curricular e o ensino de química : uma análise através das ideias pedagógicas e a teoria do cotidianopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-coMesseder Neto, Hélio da Silva-
dc.contributor.refereesSá, Lucas Vivas de-
dc.contributor.refereesCarvalho, Marize Souza-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.programMonografia de Licenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCurriculopt_BR
dc.subject.cnpqPolítica Educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqAvaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionaispt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - LUCAS ALVIM 1.pdf471,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.