Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32750
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O dilema do técnico: alguns aspectos sobre a obra de arte e a tarefa do seu reconhecimento
Autor(es): Paz, Daniel J. Mellado
Autor(es): Paz, Daniel J. Mellado
Abstract: O texto pretende uma pequena contribuição à área de Preservação Patrimonial ao estudar o dilema do reconhecimento da obra de arte, isto é, do valor artístico de um dado ente. Ao abordar o conhecimento em geral, salientamos o seu aspecto aprendido, que inclui mesmo os sentidos e o reconhecimento de padrões, e ainda uma crítica à antinomia objetivo/ subjetivo. Ademais, consideramos sua condição sociológica no multi-elitismo da sociedade moderna e articulamos do mero clichê à obra de arte, considerando-se esta em sua complexidade e síntese, em um modelo que chamamos pirâmide da informação. Ao vermos o conhecimento e reconhecimento da obra de arte, defendemos que sua compreensão depende de uma mescla de conhecimento histórico – pois a cultura é um debate intergeracional em constante rearranjo, fornecendo os elementos para uma linguagem - e de juízo sensível – já que a obra de arte possui um conteúdo vivencial, expresso naquela linguagem. Essa plataforma conceitual considera, ainda, as heteronomias expressas nas revoluções culturais, e esboça um modelo de sua sucessão, considerando certos indivíduos como fundamentais para o reconhecimento coletivo da inovação e mudança de sensibilidade. O reconhecimento institucional da obra de arte – o dilema do técnico - aparece como problemático por essa exigência simultânea de conhecimento e sensibilidade e pelo caráter minoritário das revoluções culturais, que tornam o reconhecimento do unicum algo que foge irremediavelmente à mera formação técnica.
Palavras-chave: Obra de arte
Valor artístico
Reconhecimento - Obra de arte
Patrimônio - Preservação
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: IAB-BA
Citação: PAZ, Daniel J. Mellado. O dilema do técnico: alguns aspectos sobre a obra de arte e a tarefa do seu reconhecimento. In: ARQUIMEMÓRIA, 4, ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO, 2013, Salvador. Anais do IV Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado - Arquimemória, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32750
Data do documento: Mai-2013
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Arquitetura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Dilema do Técnico - alguns aspectos da obra de arte e a tarefa de seu reconhecimento.pdf801,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.