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Tipo: Tese
Título: E as Cangaceiras? As representações sociais e o imaginário do feminino cangaço no cinema
Autor(es): Lima, Caroline de Araújo
Autor(es): Lima, Caroline de Araújo
Abstract: A tese trata das representações sociais das cangaceiras no cinema nacional, a partir da análise fílmica das obras O Cangaceiro (1953), Lampião, rei do cangaço (1963), As Cangaceiras Eróticas (1974) e A ilha das Cangaceiras Virgens (1976). A análise dos dados utilizou-se das lentes de gênero, com o objetivo de identificar os elementos que marcaram a presença das cangaceiras na produção cinematográfica e mesmo considerando o cinema uma obra de arte, a pesquisa elencou como o olhar dos cineastas e as suas experiências contribuíram para a constituição de estereótipos do sertão, do povo sertanejo, além de identificar o tratamento dado às mulheres que atuaram no cangaço nos filmes. O cinema é visto como um sistema de representações e os filmes como um dispositivo cinematográfico, nos seus aspectos materiais (aparelho de base), psicológicos (situação espectatorial) e ideológicos (desejo de ilusão). Nessa perspectiva, estuda-se as representações sociais produzidas sobre as cangaceiras e como estas contribuíram para a formação do mundo “feminino” nos filmes com temáticas rurais e de cangaço. Os filmes de cangaço são tomados como fundamentais para pensar a construção de representações das mulheres no cinema, como se constituiu um imaginário sobre as cangaceiras; e como as imagens dessas mulheres, consideradas “de coragem” pelos memorialistas e cordelistas influenciaram na leitura sobre o passado, formando uma cultura visual do cangaço.
This study examines the social representations of cangaceiras in Brazilian cinema, based on an analysis of the films O Cangaceiros (1953), Lampião, rei do cangaço (1963), As Cangaceiras Eróticas (1974) and A ilha das Cangaceiras Virgens (1976). The material was analyzed using a gender lens, with the goal of identifying the elements that marked the presence of cangaceiras in Brazilian cinema and, while considering cinema a work of art, the research catalogued how the directors' gaze and their experiences contributed to the establishment of stereotypes of the semi-arid regions and the people from these regions, as well as identifying the treatment of the women who acted in cangaço in cinematographic art. This work analyzes cinema as a system of representation and the films as a cinematographic dispositive, in their material (basic apparatus), psychological (spectatorial situation), and ideological (desire for illusion) aspects. From this perspective, it studies the stereotypes present in the films showing the social representations produced about cangaceiras and how these contributed to the formation of the “feminine” world in films with themes of rural life and cangaço. It proposes to study the films of cangaço to think about the construction of representations of women in cinema, how an imaginary was created about cangaceiras, and how the images of these women, considered “of courage” by memorialists and cordel writers, influenced the interpretation of the past, forming a visual culture of banditry.
Palavras-chave: Cinema brasileiro
Cangaceiras
Representações sociais
História
CNPq: Ciências Humanas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32650
Data do documento: 15-Jan-2021
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