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dc.contributor.advisorCâmara, Antônio da Silva-
dc.contributor.authorCerqueira, Filipe Santos Baqueiro-
dc.creatorCerqueira, Filipe Santos Baqueiro-
dc.date.accessioned2020-12-23T20:20:42Z-
dc.date.available2020-12-23T20:20:42Z-
dc.date.issued2020-12-23-
dc.date.submitted2020-02-07-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32528-
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado versa sobre a representação da vadiagem nas canções de Wilson Batista e Noel Rosa. A pesquisa tem como objetivo analisar como estes sambistas representam de forma particular o cotidiano no qual estão inseridos, a partir do conjunto de símbolos que envolvem a malandragem na década de 1930. Para tal, no capítulo um, realizamos uma revisão bibliográfica fundamentada em Hegel e Marx, perpassando os autores Walter Benjamin, György Lukács e Theodor Adorno, que no início do século XX, resgataram a teoria marxiana para refletir sobre a relação entre arte e sociedade, firmando as bases para uma estética marxista. No capítulo dois, buscamos reconstruir o percurso pelo qual o samba se constitui enquanto gênero musical, desde o batuque, passando pelo registro autoral do primeiro samba em 1916, alcançando a sua consolidação enquanto um gênero musical em 1930. Por fim, no capítulo três, realizamos a análise de parte das canções de Wilson Batista e Noel Rosa. Para a consecução da análise das canções dos sambistas, fizemos uma pesquisa exploratória sobre o conjunto das obras dos compositores buscando àquelas mais ilustrativas acerca da temática proposta; e fundamentado na estética sociológica, buscamos analisar o conteúdo das canções selecionadas, relacionando-as com a totalidade da obra dos artistas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologia da músicapt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectVadiagempt_BR
dc.subjectWilson Batistapt_BR
dc.subjectNoel Rosapt_BR
dc.titleEntre a navalha no bolso e o feitiço decente: uma análise sobre a representação da vadiagem em Wilson Batista e Noel Rosapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesArantes, Rafael de Aguiar-
dc.contributor.refereesCosta, Anderson de Jesus-
dc.contributor.refereesCâmara, Antônio da Silva-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.subject.cnpqSociologia da artept_BR
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