Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32518
Tipo: Tese
Título: Utilização de parâmetros físicos, químicos e biológicos de RSU para avaliação do ambiente de decomposição em aterros sanitários
Autor(es): Santos, Adriano Braga dos
Autor(es): Santos, Adriano Braga dos
Abstract: Os aterros sanitários são equipamentos de engenharia para disposição de resíduos sólidos urbanos (RSU) com vistas à proteção do meio ambiente e da saúde pública, modernamente encarados como biorreatores, onde as atividades microbianas de digestão anaeróbia desempenham um papel crucial no seu comportamento e na geração do biogás com potencial energético. Nesse trabalho técnicas moleculares (metagenômica) foram utilizadas para testar a hipótese de que uma eventual entrada de oxigênio nas células do maciço através da camada de cobertura estivesse interferindo na composição, diversidade e estrutura microbiana dos RSU dispostos no Aterro Sanitário Metropolitano Centro (ASMC), localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na Bahia. Os resultados da análise metagenômica demonstraram que o sequenciamento de alto rendimento do rDNA 16S pode fornecer uma visão abrangente da estrutura e diversidade das comunidades procarióticas e do padrão de distribuição de grupos no ambiente de decomposição dos RSU. No presente caso, as análises taxonômicas indicaram que os filos Firmicutes (41,3%) e Euryarchaeota (16,8%) são os táxons microbianos mais abundantes dos RSU já aterrados nas áreas rentes ao dreno de gás DG 266 de alta sucção do ASMC. Os grupos microbianos encontrados no aterro sanitário se encaixam bem nas vias clássicas dos processos de digestão anaeróbica. A maioria dos gêneros microbianos identificados foram anaeróbicos e superiores aos gêneros aeróbicos. Apesar de uma predominância dos gêneros anaeróbicos, o uso da técnica estatística PCA com distância Hellinger evidenciou a diferença entre amostras com distâncias/profundidades diferentes (p = 0,0001 e p = 0.0025, respectivamente). Os gêneros de micro-organismos mais abundantes encontrados foram Methanobacterium, Methanosarcina, Methanofollis, Desulfosporosinus, Anaerolinea e Clostridium, todos anaeróbicos. Os resultados obtidos corroboram a hipótese de entrada de oxigênio para o interior do maciço de RSU já aterrado do ASMC pela camada de cobertura, o que altera o ambiente de decomposição e leva a uma queda na produção de metano. A variável que mais apresentou coeficiente de correlação elevado foi a distância, seguida de Eh e profundidade. As análises de correlação e de PCA mostraram que a diversidade microbiana no aterro foram afetadas pela distância e profundidade de aterramento.
Palavras-chave: Aterro sanitário
Resíduos sólidos urbano
Digestão anaeróbica
Microorganismos
Metagenômica
CNPq: Energia e Ambiente
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em energia e ambiente
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32518
Data do documento: 21-Dez-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGEnAm)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE DOUTORADO_ADRIANO BRAGA 08 Novembro 2020 FINAL.pdf17,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.