https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32485
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Cosmopoéticas do espectador selvagem |
Título(s) alternativo(s): | Significação: Revista de Cultura Audiovisual |
Autor(es): | Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza |
Autor(es): | Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza |
Abstract: | Com base na análise das formas cinematográficas de reconstituição da história em Serras da desordem, Corumbiara e Taego Ãwa, identifico a importância da figura dos espectadores indígenas para a compreensão das imagens que os filmes criam e mobilizam. Argumento que o contracampo efetivo, virtual ou espectral dos espectadores indígenas constitui uma figura discursiva operante nos filmes e nas relações que estabelecem com o arquivo da história. A figura do espectador selvagem desencadeia o que denomino montagem anarquívica, perturbando o ordenamento do arquivo histórico produzido pela violência do genocídio e insinuando possibilidades de criação de um mundo comum. |
Palavras-chave: | Cinema História Genocídios indígenas Arquivo Montagem |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade de São Paulo |
Citação: | RIBEIRO, Marcelo R. S. Cosmopoéticas do espectador selvagem. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 47, n. 53, p. 110-129, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160501. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160501. Acesso em: 9 dez. 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32485 |
Data do documento: | 4-Mai-2020 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACOM) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
160501-Texto do artigo-404739-2-10-20200506.pdf | Artigo em português | 160 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
160501-Texto do artigo-415567-1-10-20200623.pdf | English version | 144,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.