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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMasson, Maria Lúcia Vaz-
dc.contributor.authorMoreno, Abigail Ferreira da Silva-
dc.contributor.authorNeves, Clara Letícia Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Hilma Maria Passos de-
dc.contributor.authorSantana, Flávia Barbosa de Almeida-
dc.contributor.authorSantana, Maiara Pinto de-
dc.creatorMasson, Maria Lúcia Vaz-
dc.creatorMoreno, Abigail Ferreira da Silva-
dc.creatorNeves, Clara Letícia Silva-
dc.creatorOliveira, Hilma Maria Passos de-
dc.creatorSantana, Flávia Barbosa de Almeida-
dc.creatorSantana, Maiara Pinto de-
dc.date.accessioned2020-12-10T19:08:32Z-
dc.date.available2020-12-10T19:08:32Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32474-
dc.description.abstractIntrodução: alterações vocais em professores constituem-se como um agravo à saúde de elevada prevalência o qual merece intervenções imediatas para que haja sua redução (BRASIL, 2018). Buscando a mudança desse cenário adoecedor, o grupo de pesquisa e extensão TRASSADO (Trabalho e Saúde Docente) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem desenvolvido atividades extensionistas junto a educadores de escolas públicas da rede estadual de ensino da Bahia, com ações que visam a promoção, proteção e cuidado à saúde, de modo a reduzir o adoecimento docente. Objetivos: difundir informações e trocar conhecimentos com a comunidade docente sobre os cuidados com a voz, de modo virtual, por meio de blog e redes sociais; e de modo presencial, pela discussão e entrega de cartilha educativa. Método: as atividades foram desenvolvidas nas seguintes etapas: 1) migração da plataforma digital e transferência de conteúdo do blog (Blogger/Google®) para site institucional UFBA; 2) elaboração de mídias audiovisuais; 3) criação de perfis em redes sociais; 4) planejamento e execução das visitas de devolutiva da pesquisa nas escolas; 5) postagem diária de conteúdo; 6) rodas de conversa nas escolas para discussão e distribuição das cartilhas educativas impressas aos professores. Resultados: o grupo TRASSADO desenvolveu suas atividades, modificando a plataforma experimental para site institucional com URL www.trassado.ufba.br, desenvolvido pelo STI/UFBA; canal no YouTube® com vinheta própria; perfis em redes sociais como Instagram e Facebook, com amigos e seguidores professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da saúde de diferentes lugares do país e exterior. As atualizações das mídias sociais ocorreram diariamente e do site, quinzenalmente, sendo realizadas pela equipe de alunos participantes. Por fim, as rodas de conversa nas escolas proporcionaram um maior conhecimento do projeto pelos professores, discussão e problematização dos fatores de risco do ambiente e da organização do trabalho para o adoecimento docente, dos cuidados em saúde, em especial da voz. Conclusão: A utilização de ciberespaço para divulgação dos trabalhos de pesquisa e extensão universitária se mostrou como uma importante ferramenta de comunicação e educação em saúde e de criação e fortalecimento dos vínculos entre sociedade e universidade, complementar às rodas de conversa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttps://www.trassado.ufba.brpt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.titleEstratégias protetoras da voz: blog do TRASSADOpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
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