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dc.contributor.advisorTeixeira, Sidélia Santos-
dc.contributor.authorSantos, Iraci Oliveira dos-
dc.creatorSantos, Iraci Oliveira dos-
dc.date.accessioned2020-10-26T21:10:15Z-
dc.date.available2020-10-26T21:10:15Z-
dc.date.issued2020-10-26-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32357-
dc.description.abstractO presente trabalho é motivado pelos resultados de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Museologia, para conclusão da dissertação de Mestrado na Universidade Federal da Bahia. Trata-se de uma pesquisa histórica sobre a trajetória do primeiro curso criado no Brasil em âmbito universitário, concebido, gestado e nascido como um curso de graduação na Universidade Federal da Bahia. Retoma os currículos que deram base à formação desde a gênese, passando por todos os currículos mínimos aprovados, até o atual Projeto Pedagógico do curso. Neste trabalho, são apresentados aspectos históricos envolvendo o desenvolvimento do Curso de Graduação em Museologia da UFBA, que este ano completa 50 anos. Foram utilizados os métodos de análise documental, com o objetivo de levantar os fatos históricos da criação e do desenvolvimento do curso de Museologia da UFBA; pesquisa bibliográfica; revisão da literatura e pesquisa documental. As fontes primárias da pesquisa desta dissertação constituíram-se de textos legais, programas, projetos, relatórios e jornais. Inicialmente, apresenta-se o contexto em que se deu a sua criação, seguida da atuação e do desenvolvimento, expondo suas atividades e matrizes curriculares que contribuíram para a modernização do ensino da Museologia no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is motivated by the results of research developed in the Graduate Program in Museology, for the conclusion of a Master's dissertation at the Federal University of Bahia. I point out that this is a historical research on the trajectory of the first course created in Brazil in university, conceived, gestated and born as an undergraduate course, at the Federal University of Bahia. It resumes the curricula that underpinned the formation of this genesis, passing through all the approved minimum curricula, until the current Pedagogical Project of the course. This paper presents historical aspects involving the development of the UFBA Museology Undergraduate Course, which this year celebrates its 50th anniversary. The methods of documental analysis were used, with the objective of raising the historical facts of the creation and development of the course of Museology of UFBA. The methods used were bibliographic research, literature review and documentary research. The primary sources of research in this dissertation consisted of legal texts, programs, projects, reports, and newspapers. Initially, I present the context of its creation, following its performance and development, exposing its activities and its curricular matrices that contributed to the modernization of the teaching of Museology in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subjectFormação profissional.pt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleA trajetória do curso de museologia da Universidade Federal da Bahia (1969-2010)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCunha, Marcelo Nascimento Bernardo da-
dc.contributor.refereesPimentel, Álamo-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Museologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMuseologiapt_BR
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