Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32345
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHernandes, Maria Herminia de Olivera-
dc.contributor.authorSilva, Paulo Rodrigo do Nascimento Matos-
dc.creatorSilva, Paulo Rodrigo do Nascimento Matos-
dc.date.accessioned2020-10-21T15:21:17Z-
dc.date.available2020-10-21T15:21:17Z-
dc.date.issued2020-10-21-
dc.date.submitted2018-07-16-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32345-
dc.description.abstractEsta dissertação contempla como objeto de estudo a cadeira Wassily (1925), adentrando num campo do design que procura por reflexões teóricas mais aprofundadas, sobretudo no que diz respeito aos artefatos atemporais, análises e desenvolvimento. Seu objetivo geral é realizar um estudo acerca da cadeira Wassily com foco em seu caráter de artefato atemporal. Os objetivos específicos são: compreender o contexto histórico de produção de cadeiras no século XIX; verificar o processo criativo, considerando a época e o espaço em que a cadeira Wassily foi concebida; examinar os níveis compreendidos pelo design emocional; identificar conceitos de tempo e atemporalidade referenciados por filósofos, matemáticos e historiadores de diferentes épocas; analisar a cadeira Wassily considerando os níveis do design emocional e os conceitos de tempo e atemporalidade tratados pela dissertação; e gerar recomendações para análise de artefatos atemporais. Este estudo se trata de uma pesquisa qualitativa, devido a sua natureza investigativa. A metodologia de abordagem é feita a partir da análise e síntese, em que, primeiro, se busca entender os conceitos de maneira global para, depois, sintetizá-los, aplicando-os ao objeto de estudo – no caso, a cadeira Wassily. O método de abordagem histórico também foi usado com intuito de entender conceitos nas diferentes épocas tratadas na dissertação. Entre as considerações finais, a dissertação recomenda que, para o desenvolvimento de artefatos pensados para se tornarem atemporais, sejam seguidos alguns critérios, como: atenção à escolha dos materiais, presunção do status, método da proporção divina e inovação no projeto de design.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation considers as object of study the Wassily chair (1925), entering a field of the design that looks for further theoretical reflections, especially with respect to the timeless artifacts, analyzes and development. Its general purpose is to conduct a study of the Wassily Chair with a focus on its timeless artifact character. The specific objectives are: understand the historical context of chair production in the nineteenth century; check the creative process, considering the time and space in which the Wassily chair was conceived; check levels understood by emotional design; to identify concepts of time and timelessness referenced by philosophers, mathematicians and historians of different epochs; analyze the Wassily chair considering the levels of emotional design and the concepts of time and timing treated by the research; and generate recommendations for the analysis of timeless artifacts. The approach methodology is based on analysis and synthesis, in which, first, one tries to understand the concepts in a global way and then synthesize them, applying them to the object of study - in this case, the Wassily chair. The historical approach method was also used in order to understand concepts in the different times treated in the research. Among the final considerations, the dissertation recommends that, for the development of artifacts designed to become timeless, certain criteria should be followed, such as: attention to the choice of materials, presumption of status, method of divine proportion and innovation in design.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectAtemporalpt_BR
dc.subjectDesign emocionalpt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectCadeira Wassilypt_BR
dc.subjectMobiliáriopt_BR
dc.titleAtravessando o tempo sentado: a cadeira Wassily como exemplo de artefato atemporal de arte e designpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMariño, Suzi Maria-
dc.contributor.refereesTeixeira, Maria das Graças de-
dc.publisher.departamentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós graduação em artes visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqARTES VISUAIS - DESIGNpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FECH Dissertação de Paulo (Final).pdf10,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.