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dc.contributor.advisorLins, Eugênio de Ávila-
dc.contributor.authorScharf, Cláudia Philippi-
dc.creatorScharf, Cláudia Philippi-
dc.date.accessioned2020-10-21T15:14:10Z-
dc.date.available2020-10-21T15:14:10Z-
dc.date.issued2020-10-21-
dc.date.submitted2019-08-19-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32344-
dc.description.abstractEsta tese tem por objeto um conjunto de ilustrações de flora e de fauna realizadas durante o governo de Maurício de Nassau no Brasil Holandês, no séc. 17, conhecido como Libri Principis: dois volumes encadernados com desenhos e pinturas realizadas entre os anos de 1637 e 1644 no Brasil, por artistas e cientistas de sua comitiva. Apesar de existirem por quase quatro séculos, os Libri Principis têm recebido pouca atenção, sobretudo de historiadores da arte, tendo sido considerados desaparecidos desde a Segunda Guerra Mundial até 1977, quando foram encontrados na Biblioteca Jaguelônica da Universidade de Cracóvia, na Polônia. O objetivo principal da pesquisa é o de estudar esse material buscando conhecer sua trajetória histórica e investigar como, por que e por quem foi produzido (no Brasil e/ou na Holanda). Para isso realizei uma revisão bibliográfica extensa e detalhada, pesquisa sobre as técnicas pictóricas utilizadas pelos artistas viajantes da época, análises formais e comparativas das ilustrações (que estão disponibilizadas digitalmente no site da Biblioteca Jaguelônica) visando o estabelecimento de autorias. Minha hipótese central é a de que a produção de obras de ilustração para as ciências naturais no Brasil Holandês (fatura, técnicas e materiais) é importante potencial de pesquisa ainda por explorar, considerando a grande importância que os artistas e artífices holandeses davam à técnica de produção de imagens e objetos, em um estudo que entrecruze a história da arte e a arte na história e na ciência. Algumas hipóteses foram comprovadas, como o interesse e a estreita relação de Maurício de Nassau com o desenvolvimento da História Natural europeia; a inserção dos Libri Principis no amplo contexto do desenvolvimento científico e tecnológico do séc. 17; o fato de Eckhout, Post e Marcgraf possuírem cada um seu assistente; o uso de lentes de aumento por Marcgraf para registro de espécimes muito pequenos e/ou de detalhes, sua autoria da maioria das imagens da Historia Naturalis Brasiliae e dos Libri Principis, sua estreita relação com naturalistas holandeses e com as pesquisas da época; a íntima, intrincada e instigante ligação entre os artistas da comitiva de Nassau; e as diferenças na execução das ilustrações dos Libri Principis, indicando seis possíveis autores distintos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This thesis deals with a set of illustrations of flora and fauna known as Libri Principis, carried out between the years of 1637 and 1644 in the 17th century in Dutch Brazil, during the government of Maurice of Nassau, by artists and scientists of his entourage. Although Libri Principis, with its two volumes bound with drawings and paintings, has existed for nearly four centuries, it has received little attention, especially from art historians, as it went missing during World War II and was only rediscovered in 1977 in the Jagiellonian Library of the University of Cracow, in Poland. The main aim of the current research was to study this material in order to identify its historical trajectory and to investigate how, why and by whom it was produced (in Brazil and/or Holland). For this I carried out a bibliographical review, a research on the pictorial techniques used by the traveling artists of the time, and formal and comparative analyzes of the illustrations (which are digitally available on the Jaguelonian Library site) aiming to establish authorship. My central hypothesis is that research into the manufacturing techniques and materials employed in the production of natural history illustration works in Dutch Brazil holds important and yet largely unexplored potential to fully understand the enormous contribution of Dutch artists have made to production techniques of images and objects. In a study that crosses the history of art and of art in history and science, some hypotheses have indeed been proven, such as: the interest and close relationship of Maurice of Nassau with the development of European Natural History; the insertion of Libri Principis in the broad context of scientific and technological development of the 17th century; the fact that Eckhout, Post and Marcgraf each had their assistants; the use of magnifying lenses by Marcgraf for registration of very small specimens and/or details, and his authorship of most of the images of Historia Naturalis Brasiliae and Libri Principis, and his close relationship with Dutch naturalists and researchers of the time; the intimate, intricate and thought-provoking connection between the artists of the Nassau entourage, and; the differences in the execution of the illustrations of Libri Principis, indicating possible participation of at least six different artists in its production.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasil Holandêspt_BR
dc.subjectLibri Principispt_BR
dc.subjectIlustraçãopt_BR
dc.subjectHistória da Artept_BR
dc.subjectHistória Naturalpt_BR
dc.titleLibri principis e as ilustrações de fauna do Brasil Holandês: fatura, técnicas, materiais e autorespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesGonçalves, Rosa Gabriella de Castro-
dc.contributor.refereesHernandez, Maria Hermínia Olivera-
dc.contributor.refereesFrançozo, Mariana de Campos-
dc.contributor.refereesPereira, Sônia Gomes-
dc.publisher.departamentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsEBA-UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes Visuaispt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqPatrimônio Históricopt_BR
Appears in Collections:Tese (PPGAV)

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