Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaixão, Roberto Brasileiro-
dc.contributor.authorMelo, Philipe Cerqueira de-
dc.creatorMelo, Philipe Cerqueira de-
dc.date.accessioned2020-09-18T02:21:53Z-
dc.date.available2020-09-18T02:21:53Z-
dc.date.issued2020-09-17-
dc.date.submitted2019-10-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32241-
dc.description.abstractNo ano de 2010, o governo brasileiro instituiu a Estratégia Nacional de Educação Financeira, ENEF, e os primeiros programas de educação financeira para adultos, adolescentes e crianças começaram a surgir. Motivado por esse contexto, no ano de 2016, o Colégio Helyos implantou o Financial Education Program para os alunos do 2° ao 5° ano do ensino fundamental como um componente curricular obrigatório do projeto bilíngue. Avaliar o nível de conhecimento financeiro construído pelos participantes do programa e suas contribuições para o consumo financeiro consciente foi precursor para a realização desse trabalho. Os participantes do programa foram submetidos à aplicação de dois instrumentos de avaliação, um instrumento quantitativo que foi concebido por meio do diálogo entre a literatura de alfabetização financeira e o currículo do programa, e um instrumento qualitativo que partiu da categorização das macrotemáticas Poupança, Planejamento Financeiro, Transações Financeiras e Investimentos. A análise dos dados evidenciou que a participação no programa contribuiu de forma significativa para a construção do conhecimento financeiro, e sua eficácia na promoção do consumo consciente. Ressaltam-se limitações nessa pesquisa relacionadas ao conhecimento financeiro que pode não ter sido captado adequadamente, a inexistência de um grupo de controle para comparação, uma análise longitudinal onde os participantes são avaliados conforme avançam nos anos letivos e uma análise- socioeconômica, familiar e cultural do contexto. Essa dissertação contribui para o arcabouço teórico da educação financeira e ratifica as contribuições do programa para consumo financeiro consciente, uma vez que seus participantes retornam à sociedade o conhecimento construído.pt_BR
dc.description.abstractIn 2010, the Brazilian government instituted the National Financial Education Strategy, ENEF, and the first financial education programs for adults, adolescents and children began to emerge. Motivated by this context, in 2016, Helyos International School implemented the Financial Education Program for students in grades 2-5 as a mandatory curriculum component of the bilingual project. Assessing the level of the constructed financial knowledge by the participants of the program and their contributions to conscious financial consumption was a precursor to this work. The participants underwent the application of two evaluation instruments, a quantitative instrument that was designed through the dialogue between the financial literacy literature and the curriculum of the program, and a qualitative instrument that departed from the categorization of the macrothematics Savings, Financial Planning, Financial Transactions and Investments. Data analysis showed that participation in the program contributed significantly to the construction of financial knowledge and its effectiveness in promoting conscious consumption. We highlight limitations in this research related to financial knowledge that may not have been adequately captured, the lack of a control group for comparison, a longitudinal analysis where participants are evaluated as they progress in the school years and a socioeconomic, family and cultural analysis of the context. This dissertation contributes to the theoretical framework of financial education and ratifies the contributions to conscious financial consumption, once its participants return to society the constructed knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectAlfabetização financeirapt_BR
dc.subjectConhecimento financeiropt_BR
dc.subjectAvaliação de Programaspt_BR
dc.titleAvaliação do conhecimento financeiro dos participantes do programa de educação financeira do Colégio Helyos em Feira de Santana - Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBruni, Adriano Leal-
dc.contributor.refereesFurtado, Isabela Brandão-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de oós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Philipe Cerqueira de Melo.pdf3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.