Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32224
Tipo: Dissertação
Título: Registro de causa básica de morte no Sistema de Informação sobre Mortalidade: ocorrência de códigos pouco úteis prioritários em Salvador-Bahia
Autor(es): Jesus, Eliene dos Santos de
Autor(es): Jesus, Eliene dos Santos de
Abstract: O interesse pelos estudos na área de monitoramento e avaliação da qualidade dos dados dos sistemas de informação aumentou nos últimos anos, mas as iniciativas ainda são isoladas e assistemáticas. Contudo, o Ministério da Saúde vem implementando estratégias de qualificação para esses dados como o Projeto “Sessenta Cidades”. Buscou-se conhecer as características das variáveis das Declarações de Óbito que apresentaram registros de códigos de causa básica de morte pouco úteis para a gestão do sistema de saúde no município de Salvador, Bahia, em 2017. Essas causas de morte, também são chamadas de Códigos Garbage pelo Global Burden of Disease e são de pouca utilidade para as análises de situação de saúde por expressarem as complicações da doença ou lesão que iniciou a cadeia de eventos que culminou com o óbito e não a causa que de fato levou à morte. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, utilizando-se os dados secundários do Sistema de Informação sobre Mortalidade com os óbitos que registraram os códigos pouco úteis, definidos pelo Ministério da Saúde como prioritários. Salvador apresentou em 2017, 16.014 mil óbitos, de ocorrência e de residência no seu território. As causas mais frequentes de morte foram as Neoplasias (3.137 óbitos), as Doenças do aparelho circulatório (2.859 óbitos), as Causas externas de morbidade e mortalidade (2.281 óbitos) e os Sintomas, sinais e achados anormais de exames clínicos e de laboratório, não classificados em outra parte (1.700 óbitos). Foram identificados 4.775 óbitos com códigos pouco úteis, o que correspondeu a 29,8% do total de óbitos. As mulheres apresentaram maior frequência (32,1%), as da raça/cor indígena (71,4%), com escolaridade de 1 a 3 anos de estudo (33,9%) e na faixa etária de 80 e + anos (36,7%). As causas mal definidas do Capítulo XVIII foram os códigos utilizados com maior frequência (37,4%).
Palavras-chave: Sistema de Informação em Saúde
Qualidade dos Dados
Causa de Morte
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32224
Data do documento: 16-Set-2020
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_MP_Eliene_Santos_Jesus_2019.pdf643,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.