Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bichara, Ilka Dias | - |
dc.contributor.author | Menezes, Shiniata Alvaia de | - |
dc.creator | Menezes, Shiniata Alvaia de | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-09T17:50:37Z | - |
dc.date.available | 2020-09-09T17:50:37Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-09 | - |
dc.date.submitted | 2020-08-06 | - |
dc.identifier.other | Tese | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32193 | - |
dc.description.abstract | A tese proposta compreende o grupo de brincadeira (GB) como lugar de sustentação e, simultaneamente, como promotor do processo de desenvolvimento. Concebe o GB como matriz de formação de vínculos, portanto locus privilegiado de interações e relações sociais vitais ao desenvolvimento, visto que a sobrevivência física e a transmissão/recriação cultural dependem das trocas intersubjetivas. A tese está orientada para contribuir com a fundamentação teórica do GB, ancorando-o em pressupostos da Psicologia do Desenvolvimento Evolucionista (PDE) articulados com pressupostos da teoria histórico-cultural, teoria da aprendizagem cultural, sociologia da infância e ciência das relações humanas. A partir desses referenciais, a tese inova ao propor o construto GB-P (grupo de brincadeira como lugar político), que explicita a reciprocidade entre dois conceitos que emergem das/nas brincadeiras e interações das crianças no contexto escolar: lugar de criança e território ressignificado. O grupo de brincadeira assume o status GB-P quando exibe modos de agir interacional, coletivo, que demonstram habilidade, engenhosidade e diplomacia na construção e vivência de planos de ação que resultam em estratégias criativas, possibilitando que o GB seja um lugar de defesa, resistência e expressão da cultura de pares. O GB-P é constituído por duas dimensões complementares: (1) a dimensão tópica, que possibilita pensar o GB enquanto lugar/pilar construído na dinâmica interacional – GB como lugar de criança e GB como território/microssociedade; (2) a dimensão funcional, que atribui a cada um desses lugares/pilares determinadas funções: – função estratégica/instrumental; função comunicativa e de gestão de relações interpessoais. Visando ilustrar a tese proposta com dados empíricos, desenvolveu-se pesquisa qualitativa com crianças na faixa etária dos 5 aos 7 anos, em escola pública do município de Feira de Santana/BA, utilizando método que conjugou observações diretas de brincadeiras espontâneas no pátio escolar com rodas de conversa mediada por desenho temático e conversas informais com as crianças, individualmente ou em pequenos grupos. Além de ilustrar as dimensões do construto GB-P, os dados apontaram para a criação de duas novas estratégias de resistência e de enfrentamento à cultura escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Grupo de brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Psicologia infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Interações criança-criança em um pátio escolar: a constituição do grupo de brincadeira como lugar político | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Becker, Bianca | - |
dc.contributor.referees | Santana, Juliana Prates | - |
dc.contributor.referees | Pedrosa, Maria Isabel Patrício de Carvalho | - |
dc.contributor.referees | Zucoloto, Patrícia Carla Silva do Vale | - |
dc.contributor.referees | Bichara, Ilka Dias | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGPSI)
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