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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Darci Neves-
dc.contributor.authorAmorim, Camila Rego-
dc.creatorAmorim, Camila Rego-
dc.date.accessioned2020-08-26T20:51:50Z-
dc.date.issued2020-08-26-
dc.date.submitted2019-10-16-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32157-
dc.description.abstractEmbora as relações entre resiliência e saúde mental tenham sido amplamente discutidas nas últimas décadas, existem lacunas no conhecimento sobre aspectos metodológicos utilizados em estudos epidemiológicos, acrescentando-se ainda restrita abordagem sobre adolescência, conferindo, portanto, relevância para esta temática. Iniciou-se este trabalho com uma revisão de literatura sobre tipos de medidas e principais achados de estudos epidemiológicos que utilizaram a Escala de Resiliência (ER), instrumento confiável e validado em diversos países inclusive no Brasil, considerado também o mais apropriado para estudos com adolescentes. Várias medidas têm sido utilizadas para avaliação deste construto, incluindo medidas quantitativas obtidas pela soma total das respostas da escala e medidas categóricas com adoção de classificações cujos critérios para escolha não foram bem estabelecidos e assim podem ser considerados arbitrários. Mesmo assim os achados evidenciaram efeitos de proteção exercidos pela resiliência perante o processo saúde-doença em populações em diversas faixas etárias expostas a distintas situações adversas, incluindo os adolescentes. Seguiu-se a investigação realizando um estudo com a finalidade de identificar critérios mais seguros para classificar os escores da ER e assim distinguir sub-grupos de indivíduos segundo níveis de resiliência em uma amostra comunitária de 1015 adolescentes, empregando-se a análise de classe latente (LCA, em inglês). Através desta análise foram encontrados modelos constituídos por três classes definidas como alta, média e baixa para as duas dimensões denominadas competência pessoal e aceitação de si e da vida. Tais modelos de LCA foram avaliados pelos critérios de bondade de ajustamento e posteriormente foi investigada a associação dos níveis de resiliência com ocorrência dos problemas comportamentais que apresentou significância estatística apenas para a dimensão aceitação de si e da vida. Por fim, utilizou-se esta classificação obtida pela LCA para analisar o papel da resiliência na relação entre saúde mental materna e ocorrência de problemas comportamentais entre adolescentes em um delineamento transversal. Encontrou-se que, apenas a dimensão de aceitação de si e da vida influenciou a ocorrência de problemas comportamentais. Contudo, não foi encontrada modificação de efeito da resiliência com a saúde mental materna sobre a ocorrência dos problemas comportamentais nos adolescentes. Assim, a classificação dos sujeitos segundo nível de resiliência através da LCA e o efeito protetor da resiliência sobre a saúde mental do adolescente num contexto de adversidade encontrados neste estudo constitui contribuição relevante para o conhecimento epidemiológico, que pode nortear futuras pesquisas nesta temática que apresenta escassez de estudos principalmente na adolescência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResiliência psicológicapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAnálise de classe latentept_BR
dc.subjectFatores psicossociaispt_BR
dc.titleMedidas de resiliência e ocorrência de problemas comportamentais em adolescentes de uma amostra comunitária em Salvador - BA.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.embargo.liftdate10000-01-01-
dc.contributor.advisor-coSantos, Letícia Marques-
dc.contributor.refereesBarreto, Florisneide Rodrigues-
dc.contributor.refereesSantos, Letícia Marques-
dc.contributor.refereesBonfim, Camila Barreto-
dc.contributor.refereesSalum, Cristiane Otero Reis-
dc.publisher.departamentInstituto de Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapt_BR
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