Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta Lima, Paulo-
dc.contributor.authorAmaro, Vinicius-
dc.creatorAmaro, Vinicius-
dc.date.accessioned2020-07-21T18:58:23Z-
dc.date.available2020-07-21T18:58:23Z-
dc.date.issued2020-07-21-
dc.date.submitted2019-10-28-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32051-
dc.description.abstractEsta tese apresenta discussões acerca de uma pesquisa cujo objetivo central se estende a um estudo da música de Candomblé numa perspectiva composicional, visando, principalmente, um entendimento das estratégias compositivas relacionadas com as expressões rítmicas associadas à função do atabaque Rum no quarteto instrumental em que se insere, devido a sua posição hierárquica. No sentido do reconhecimento da existência de alternativas múltiplas e igualmente valorosas às concepções científicas, tecnológicas e artísticas legitimadas pela Europa (SANTOS, 2009), e considerando o contexto particular do Candomblé — onde música se atrela indissociavelmente a um ecossistema sociocultural complexo que envolve religião, dança, culinária, funções hierárquicas de mulheres e homens, dentre outros aspectos (CARNEIRO, 2008) —, músicas ligadas a esta tradição foram transcritas e analisadas objetivando a observação de situações rítmicas que pudessem ser tomadas como catalisadores de procedimentos compositivos a serem explorados de modo dialógico com a música de concerto contemporânea. Neste percurso, após um investimento em discussões teóricas afeitas a uma interface, naturalmente demandada pelo problema de pesquisa, entre composição e etnomusicologia, uma pesquisa de campo realizada no contexto do Candomblé, e buscando um suporte em teorias do ritmo (COPPER e MEYER, 1960; BERRY, 1976; KRAMER, 1988; e HESTY, 1997) e na literatura sobre música de Candomblé e música africana (LÜHNING, 1990; KUBIK, 2010; BRANDA LACERDA, 2014; e AGAWU, 2013 e 2016), cinco processos rítmicos foram identificados, conceitualizados e exemplificados: 1) ressignificação rítmica; 2) dissociação rítmica, 3) sintonização rítmica; 4) suspensão rítmica; e 5) sublimação rítmica. Sem perder de vista as consequentes implicações artísticas de tal estudo, cinco obras foram compostas a partir da utilização e adaptação dos processos rítmicos mencionados, em suas dimensões temporais, texturais, gestuais e formais. Com isso, espera-se contribuir com a área da composição em sua dimensão objetiva de indissociabilidade entre teoria e prática, e com o campo da etnomusicologia, nos tópicos relacionadas à manifestação musical do Candomblé.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectProcessos rítmicospt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.titleCandomblé, ritmo e criação: um olhar para o compor pautado em um estudo culturalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesNogueira, Marcos-
dc.contributor.refereesLühning, Angela-
dc.contributor.refereesGomes, Wellington-
dc.contributor.refereesAmorim Filho, Pedro-
dc.publisher.departamentEscola de Música da UFBApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsPPGMUSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComposição Musicalpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.