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Tipo: Dissertação
Título: A prática de ensino no curso de história da Universidade Federal da Bahia (2001-2008)
Autor(es): Alves, Lívia Caroline Santos
Autor(es): Alves, Lívia Caroline Santos
Abstract: Com a constituição do campo do ensino de História, na década de 1970, criou-se uma legitimidade para a prática de ensino. Não mais vista como uma técnica, começou a ser estudada como um espaço de saber; um dos resultados da nova postura vieram com a criação de leis e diretrizes para aperfeiçoa-la. A pesquisa objetivou analisar como a prática de ensino, afirmada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em 2001, foi implementada no curso de História da Universidade Federal da Bahia, em 2008. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96 houve a disponibilidade 300 horas para prática de ensino, atualizadas em 2001, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica para 800 horas (400 horas para a Prática como Componente Curricular e 400 horas para o Estágio Curricular Supervisionado). Evidenciaremos como as disputas do campo do ensino de História por legitimidade se conformou no currículo da Universidade Federal da Bahia e como as 800 horas foram implementadas na reforma. A distribuição da carga horária evidenciou como os sujeitos que trabalharam o currículo lidaram com a legislação, com os seus conceitos de prática de ensino e formação do profissional de História. As mudanças não aconteceram automaticamente, mas influenciadas por toda uma concepção existente. Analisar a prática de ensino se faz necessário para refletir o arranjo possível do curso de História da Universidade Federal da Bahia. Posições adotadas foram observadas por meio do Projeto Pedagógico do Curso e pela ementa das disciplinas. Embora o currículo ressaltasse a importância da formação do professor, existia uma visão tradicional da prática de ensino. Começamos a dissertação com a criação das primeiras universidades e cursos de História, e como se desenrolou uma insatisfação e constituição do campo do ensino de História na redemocratização. Terminamos com a análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica e como elas se apresentaram no currículo do curso de História da Universidade Federal da Bahia, em 2008.
With the constitution of the field of History teaching, in the 1970s, legitimacy for teaching practice was created. No longer seen as a technique, it started to be studied as a space of knowledge; one of the results of the new stance came with the creation of laws and guidelines to improve it. The research aimed to analyze how the teaching practice, affirmed by the National Curriculum Guidelines for the Formation of Teachers of Basic Education, in 2001, was implemented in the History course of the Federal University of Bahia, in 2008. With the Law of Guidelines and Bases of National Education - Law No. 9394/96 there were 300 hours available for teaching practice, updated in 2001, by the National Curriculum Guidelines for the Training of Basic Education Teachers for 800 hours (400 hours for Practice as a Curricular Component and 400 hours for Supervised Curricular Internship). We will show how the disputes in the field of history teaching for legitimacy conformed in the curriculum of the Federal University of Bahia and how the 800 hours were implemented in the reform. The distribution of the workload showed how the subjects who worked on the curriculum dealt with the legislation, with their concepts of teaching practice and training of history professionals. The changes did not happen automatically, but were influenced by an existing concept. Analyzing teaching practice is necessary to reflect the possible arrangement of the History course at the Federal University of Bahia. Adopted positions were observed through the Course's Pedagogical Project and the subjects' menu. Although the curriculum emphasized the importance of teacher education, there was a traditional view of teaching practice. We started the dissertation with the creation of the first universities and History courses, and as a dissatisfaction and constitution of the field of History teaching in the redemocratization unfolded. We finished with the analysis of the Law of Guidelines and Bases of National Education and of the National Curriculum Guidelines for the Formation of Teachers of Basic Education and how they were presented in the curriculum of the History course of the Federal University of Bahia, in 2008.
Palavras-chave: Campo de saber
Lei de Diretrizes
Diretrizes nacionais
Prática de ensino
Formação de professor
Currículo
História
Educação Básica
Universidade Federal da Bahia
CNPq: Ciências Humanas
Ensino de História
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32045
Data do documento: 17-Jul-2020
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