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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Camila Fernandes-
dc.contributor.authorCabral, Camile Batista-
dc.contributor.authorDantas, Jennifer-
dc.contributor.authorOliveira, Karla Nicole Ramos de-
dc.contributor.authorFlores, Michelle Castro Montoya-
dc.contributor.authorAlmeida, Thalita Madeira de-
dc.contributor.authorSilva, Tamiles Cerqueira Lopes da-
dc.contributor.authorSantos, Letícia Marques dos-
dc.contributor.authorSantos, Darci Neves, coord-
dc.creatorAraújo, Camila Fernandes-
dc.creatorCabral, Camile Batista-
dc.creatorDantas, Jennifer-
dc.creatorOliveira, Karla Nicole Ramos de-
dc.creatorFlores, Michelle Castro Montoya-
dc.creatorAlmeida, Thalita Madeira de-
dc.creatorSilva, Tamiles Cerqueira Lopes da-
dc.creatorSantos, Letícia Marques dos-
dc.creatorSantos, Darci Neves, coord-
dc.date.accessioned2020-06-02T20:26:56Z-
dc.date.available2020-06-02T20:26:56Z-
dc.date.issued2020-06-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31933-
dc.descriptionCoordenação geral do projeto:Darci Neves Santos - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Supervisão: Letícia Marques dos Santos/Instituto de Humanidades Artes e Ciências – UFBA.pt_BR
dc.description.abstractApresentação: Este manual visa a orientar o trabalho da equipe de avaliação da Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil – versão III da pesquisa “Efeitos das manifestações neurológicas congênitas associadas ao Zika vírus sobre o desenvolvimento infantil: um estudo de coorte prospectiva no contexto da Atenção Básica”, realizada no município de Salvador. Este material foi produzido a partir das dificuldades encontradas no campo na primeira aplicação da escala, quando os avaliadores se depararam com crianças com deficiência, com importante atraso em diversas áreas do desenvolvimento. Foi observado que em algumas vezes, o atraso em uma área do desenvolvimento, interferia na realização de uma prova que avaliava outra área do desenvolvimento. Por exemplo, uma criança com atraso no desenvolvimento motor, que ainda não é capaz de realizar a preensão de objetos, pode não conseguir alcançar ou escolher o objeto correto durante uma prova, mesmo tendo capacidade cognitiva para tal. De acordo com o manual oficial da Escala Bayley III, é possível realizar facilitações para a aplicação da escala em crianças com múltiplas deficiências desde que não haja modificações no conteúdo e objetivo da prova. Dessa forma, afim de padronizar e descrever o uso de tais facilitações nesta pesquisa, desenvolvemos este manual guia para os avaliadores de campo.pt_BR
dc.description.sponsorshipProjeto: “Efeitos das manifestações neurológicas congênitas associadas ao Zika Vírus sobre o desenvolvimento infantil: um estudo de coorte prospectiva no contexto da Atenção Básica, em Salvador-BA”. Financiado CNPQ Processo no. 440577/2016-0 Chamada MCTIC/FNDCT-CNPq/ MEC-CAPES/ MS-Decit / Nº 14/2016 - Prevenção e Combate ao vírus Zika.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectZika Víruspt_BR
dc.subjectManifestações Neurológicas Congênitas - Zika Víruspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectAtenção Básicapt_BR
dc.titleManual do Protocolo de Facilitações Sensoriais e Motoras para uso da Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil – BSIDIII em crianças com Síndrome Congênita Do Zika Víruspt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberSalvador: Instituto de Saúde Coletiva - UFBA, 2017. 25p.pt_BR
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