Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrandão, José Maurício Valle-
dc.contributor.authorFranca, Ricardo Bessa Magalhães-
dc.creatorFranca, Ricardo Bessa Magalhães-
dc.date.accessioned2020-05-29T17:40:22Z-
dc.date.available2020-05-29T17:40:22Z-
dc.date.issued2020-05-29-
dc.date.submitted2020-03-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31916-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo compreender e reunir informações específicas sobre como ocorre a formação dos contrabaixistas em nível de graduação nos cursos de bacharelado em Universidades públicas brasileiras, através do estudo das práticas pedagógicas dos docentes dessas instituições. Para isso, em um primeiro momento, realizamos uma revisão de literatura sobre o ensino de música e sobre o modelo dos Conservatórios do século XIX na Europa e a sua influência no ensino musical no Brasil. Sobre esse modelo indicamos seis pontos mais criticados por autores como: Kingsburry (1988), Hallam (1998, 2006), Harnoncourt (1988), Haynes (2007), Vasconcelos (2002, 2011) Borém (1997, 2001, 2005, 2006) Fonterrada (1994), Freire (2011), Glaser (2007), Jardim (2008), Louro (2008), entre outros. Em seguida, através de bibliografia especializada e legislação pertinente, analisamos o ensino universitário de Música no Brasil e as quatro funções de um docente universitário: o ensino, a pesquisa, a extensão e a administração. Elaboramos uma lista de todos as dissertações/teses já publicadas no Brasil sobre o contrabaixo entre os anos de 1992 a 2019, e separamos os trabalhos de acordo com diversos critérios, sobretudo os elaborados por Cerqueira (2015). Listamos todos os cursos de bacharelado em Instrumento/Contrabaixo nas universidades públicas brasileiras. Na segunda parte da tese, elaboramos um questionário, composto por setenta e cinco (75) perguntas, que visou abranger todo o trabalho desenvolvido pelos docentes e foi dividido nos seguintes temas: perguntas de identificação do professor, sobre o ingresso na instituição, o ensino, a aula propriamente dita, o repertório utilizado, condições físicas da universidade, o formato do curso, critérios de avaliação dos alunos, pesquisa, extensão e administração. O questionário foi respondido por doze (12) docentes (75% do total) e suas respostas agrupadas e analisadas.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to understand and gather specific information on the professional education of double bass players in undergraduate bachelor degree courses in Brazilian public universities. The study focuses on the pedagogical practices of the double bass teachers in those institutions. At first, we conducted a literature review on the teaching of music and the model of the 19th century European Conservatories in Europe as well as their influence on music education in Brazil. About this model we pointed out six itens most criticized by authors such as: Kingsburry (1988), Hallam (1998, 2006), Harnoncourt (1988), Haynes (2007), Vasconcelos (2002, 2011) Borém (1997, 2001, 2005, 2006) Fonterrada (1994), Freire (2011), Glaser (2007), Jardim (2008), Louro (2008). Then, through specialized bibliography and legislation we analyzed the university teaching of music in Brazil and the four duties of a university teacher: teaching, research, university extension programs and administration. We compiled a list of all the double bass dissertations / theses published in Brazil between 1992 and 2019, and separated them according to several criteria, especially those elaborated by Cerqueira (2015). We list all bachelor's courses in instrument / double bass in Brazilian public universities. In the case study, we applied a questionnaire composed of 75 questions aimed at covering all the work developed by the teachers. The questionnaire was divided into the following themes: questions on teachers’ identification, about students’ admission, teaching, the lesson itself, the repertoire used , physical conditions of the University, the format of the course, student evaluation criteria, research, extension programs and administration. The questionnaire was answered by 12 teachers (75% of the total) and their answers grouped and analyzed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Contrabaixopt_BR
dc.subjectPedagogia da Performancept_BR
dc.subjectEnsino de instrumentopt_BR
dc.subjectContrabaixopt_BR
dc.subjectBacharelado em Músicapt_BR
dc.titleO estudo de contrabaixo em cursos de graduação em universidades públicas brasileiraspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesRosa, Laila Andresa Cavalcante-
dc.contributor.refereesGodim, Maria Thereza Pita-
dc.contributor.refereesLima, Flávia Albano de-
dc.contributor.refereesBrandão, José Maurício Valle-
dc.contributor.refereesBarbosa, Joel Luis da Silva-
dc.publisher.departamentEscola de Música da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsEMUS - UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.