Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31908
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCandusso, Flávia Maria Chiara-
dc.contributor.authorSilva, Djenane Vieira dos S.-
dc.creatorSilva, Djenane Vieira dos S.-
dc.date.accessioned2020-05-23T23:22:14Z-
dc.date.available2020-05-23T23:22:14Z-
dc.date.issued2020-05-23-
dc.date.submitted2018-08-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31908-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo investigar como se dá o processo de construção cultural afrodiaspórica das identidades tendo a música como mediadora. A pesquisa de campo foi realizada entre os meses de agosto e dezembro de 2017 na Casa do Hip Hop de Diadema, Grande São Paulo. Como metodologia de pesquisa, optou-se pela observação participante, o que me permitiu participar das aulas e observar ativamente os sujeitos envolvidos nas oficinas de DJ e MC. O referencial teórico encontra-se nos escritos de Stuart Hall, Kabengele Munanga, Boaventura de Sousa Santos, Catherine Walsh e Deborah Bradley. Os resultados da pesquisa apontam para a importância da Casa do Hip Hop de Diadema para a história do Hip Hop no Brasil e também para o favorecimento de uma dinâmica social entre os indivíduos promovendo um fluxo de informações e saberes, contribuindo não apenas para a aprendizagem musical, mas também para o processo de construção das identidades culturais afrodiaspóricas. A pesquisa também aponta para a necessidade de práticas de ensino desarraigadas do pensamento colonial, que privilegiam os saberes dos colonizadores em detrimento dos saberes dos subalternizados, chamando assim para uma tomada de consciência crítica tendo em vista uma educação emancipadora e libertária.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectMovimento Hip Hoppt_BR
dc.subjectIdentidade Culturalpt_BR
dc.subjectAfricanidadespt_BR
dc.subjectEducação Decolonialpt_BR
dc.titleUma fita de mil grau: o movimento hip hop na construção de identidades culturais afrodiaspóricaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAraujo, Rosangela Janja Costa-
dc.contributor.refereesSantos, Daniela Vieira dos-
dc.contributor.refereesCandusso, Flávia Maria Chiara-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPPGMUSpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.subject.cnpqEducação Musicalpt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGMUS)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.