Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31888
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | Silva, Jéssica Santos Lopes da | - |
dc.creator | Silva, Jéssica Santos Lopes da | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-02T02:01:59Z | - |
dc.date.available | 2020-05-02T02:01:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-01 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-10 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31888 | - |
dc.description.abstract | O objeto desta dissertação são as festas carnavalescas de Salvador, durante as duas primeiras décadas da República. Seguindo o viés dos estudos da História Social da Cultura, enxergamos esse lugar festivo como espaço onde também são construídas as relações sociais, incluindo suas tensões e conflitos. A imprensa é uma das principais fontes, percebida não só como forma de divulgação, mas também como lugar de construção de imagens e práticas nos dias momescos. Portanto, através das crônicas carnavalescas, dos temas e versos apresentados nos desfiles, analisamos as escolhas dos grupos que festejavam e como estavam ligadas aos diferentes projetos de nação, e aos questionamentos acerca de problemáticas, provenientes daquela sociedade que encarava um novo regime. Nesta imprensa, percebemos a atuação de clubes negros, que através das exibições nos carnavais, renegavam estereótipos e afirmavam sua cidadania. Nesse trabalho, também buscamos identificar alguns sujeitos que participavam da organização dos carnavais e de alguns clubes. Por isso, as listas de participantes dos clubes, associações e das comissões carnavalescas são fontes aqui privilegiadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research analyzes Salvador’s Carnivals during the two first decades of the Republic. By following study lines of the Social History of Culture, we perceive this festive space where social relationships are built, including its tensions and conflicts. The press is one of the most importante sources, taken not only as a form of propagation, but also as a place of construction of images and practices on Carnival days. Thus, through Carnival chronicles, themes and verses presented on the parades, we analyze the choices of groups which feasted, and how those choices were connected to different nation projects and questionings around problems coming from that society which faced a new regime. Also in this press, we can notice action from Black Clubs that revoked stereotypes and affirmed their own citizenship through Carnival performances. In this research, we also seek to identify people who participated organizing Carnivals and some Clubs as well. Hence, Clubs participants’ lists, associations and Carnival commissions are hereby privileged sources. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Carnaval | pt_BR |
dc.subject | Clubes Carnavalescos | pt_BR |
dc.subject | Primeira República | pt_BR |
dc.subject | Pós-Abolição | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Carnival | pt_BR |
dc.subject | Carnival Clubs | pt_BR |
dc.subject | First Republic | pt_BR |
dc.subject | Post-Abolition | pt_BR |
dc.subject | Brazil | pt_BR |
dc.title | O "Império Das Circunstâncias": carnaval e disputas políticas no pós-abolição (Salvador, 1890-1910) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de | - |
dc.contributor.referees | Negro, Antônio Luigi | - |
dc.contributor.referees | Nepomuceno, Eric Brasil | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGH) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.