Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31812
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reis, Eduardo José F. B. dos | - |
dc.contributor.author | Brasil, Rafaela Noronha | - |
dc.creator | Brasil, Rafaela Noronha | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-10T22:25:36Z | - |
dc.date.available | 2020-04-10T22:25:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31812 | - |
dc.description.abstract | A exposição a riscos oriundos da organização do trabalho e a certos hábitos e estilos de vida podem prejudicar a saúde vocal de professores. Objetivo: Identificar fatores associados a alterações vocais auto-referidas em professores. Método: Foi realizado estudo epidemiológico de abrangência censitária, de corte transversal, com natureza exploratória, com 4.496 professores da rede municipal de ensino de Salvador, Bahia, Brasil. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionário padronizado. Definiu-se como variável dependente a alteração vocal presente há mais de quatro semanas e como variáveis independentes características sociodemográficas, da organização do trabalho docente, do ambiente físico de trabalho, características de saúde geral e hábitos vocais no trabalho. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, seguida de análise bivariada e multivariada. A análise de regressão logística utilizou como critério de associação estatística o nível de significância de 5%. Resultados: A prevalência de alteração vocal presente há mais de quatro semanas, autor-referida, foi de 20,4%. Após a modelagem, as variáveis que permaneceram associadas (p < 0,05) à alteração vocal foram: ser do sexo feminino (RP=1,57), cor da pele negra (RP=1,19), atuar como professor há mais de 10 anos (RP=1,02), não utilizar microfone (RP=1,32), acústica inadequada (RP=1,21), exposição a poeira (RP=1,21), dificuldades para dormir (RP=1,97), rinite/sinusite (RP=1,36), falar alto (RP=1,55) e gritar durante as aulas (RP=1,44). Conclusão: O estudo revelou alta prevalência e múltiplos fatores associados às alterações vocais dos professores. Fatores e hábitos relacionados ao trabalho exercem grande influência na saúde vocal dos professores. Esse conhecimento possibilita a elaboração de medidas de prevenção e controle dos ambientes de trabalho de docentes | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Distúrbios da voz | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Saúde do trabalhador | pt_BR |
dc.title | Fatores associados a alterações vocais em professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Masson, Maria Lúcia Vaz | - |
dc.contributor.referees | Carvalho, Fernando Martins | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Medicina da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGSAT | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGSAT) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.