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dc.contributor.advisorMasson, Maria Lúcia Vaz-
dc.contributor.authorCunha, Lívia Marina Ferreira da-
dc.creatorCunha, Lívia Marina Ferreira da-
dc.date.accessioned2020-04-10T16:02:21Z-
dc.date.available2020-04-10T16:02:21Z-
dc.date.issued2020-04-10-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31798-
dc.description.abstractIntrodução: em seu ambiente de trabalho, os professores estão expostos a fatores que podem desencadear ou agravar quadros de alteração vocal, podendo ser acometido por um Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT). O DVRT caracteriza-se por qualquer forma de desvio vocal que restrinja ou impeça a atuação do trabalhador, mesmo em ausência de alteração orgânica na laringe. Estudos têm demonstrado elevada prevalência de alteração vocal e afastamento por alteração vocal nesta categoria, ocasionando impactos sociais e financeiros ao país, exaltando a importância da aplicação de estratégias que protejam a voz destes trabalhadores no contexto docente. Objetivo: verificar os efeitos da fonação em canudo comercial na voz de professores. Métodos: estudo quase-experimental, pré e pós-teste, com grupo único de sujeitos, cego ao avaliador, composto por professores de uma escola da rede pública de ensino médio da cidade de Salvador- BA. Os docentes responderam a um questionário e foram submetidos à gravação vocal antes e após a intervenção com a fonação em canudo comercial, realizada durante quatro semanas, por aproximadamente 3 minutos, em todos os turnos da escola. Foi conduzida uma avaliação multidimensional voz, sendo considerados para avaliação perceptivoauditiva o grau de desvio vocal (CAPE- V); f0, jitter, shimmer, ruído e proporção GNE, para análise acústica (Voxmetria); e escores de escala de sintomas (ITDV) para avaliação autorreferida. Comparação pré e pós-teste foi realizada por meio do teste não paramétrico Sinais de Wilcoxon, considerando-se p-valor<0,05 como estatisticamente significante. Resultados: participaram 24 professores de ambos os sexos (45,8% homens, 54,2% mulheres), com média de 49,13 anos de idade, 22,3 anos de trabalho como professor e 35,8 horas semanais de aula. Na comparação pré e pós-teste observou-se uma redução significativa do ITDV (p-valor=0,03). Nas demais análises não foram encontrados resultados estatisticamente significantes. Conclusão: A intervenção com exercício do trato vocal semiocluído com canudo comercial demonstrou redução dos sintomas vocais autorreferidos pelos professores, podendo ser benéfica para sua saúde vocal. Novos estudos devem ser conduzidos com grupo controle para se comprovar os efeitos do ETVSO como estratégia protetora da voz em docentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectSaúde do Trabalhadorpt_BR
dc.subjectDistúrbios da Vozpt_BR
dc.subjectTreinamento da Vozpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.titleFonação em canudo comercial na voz de professores: estudo quase-experimentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesViola, Denise Nunes-
dc.contributor.refereesFerreira, Léslie Piccolotto-
dc.publisher.departamentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalhopt_BR
dc.publisher.initialsPPGSATpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSAT)

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