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dc.contributor.advisorPena, Paulo Gilvane Lopes-
dc.contributor.authorAlmeida, Adryanna Cardim de-
dc.creatorAlmeida, Adryanna Cardim de-
dc.date.accessioned2020-04-08T19:56:56Z-
dc.date.available2020-04-08T19:56:56Z-
dc.date.issued2020-04-08-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31782-
dc.description.abstractIntrodução: Com a automação da telefonia e a sua integração ao mundo digital foram criadas as condições para a emergência do Telemarketing. As técnicas gerenciais aplicadas pelos calls centers adotaram formas de controle cada vez mais rígidas para o tempo de atendimento e de pausa ou interrupção do trabalho, além das múltiplas tarefas e atividades interferentes nestas centrais de atendimento. O crescimento dessa atividade tem se destacado no Brasil e no mundo pela rapidez da sua expansão. No Brasil, estima-se cerca de 750 mil trabalhadores, transformando-se no maior empregador na área de serviços. Nesse setor, assume papel central a utilização de novas técnicas gerenciais assim como a utilização de práticas de precarização do trabalho, cujo resultado tem sido o grande aumento de patologias ocupacionais, dentre elas, as lesões por esforços repetitivos - LER. Objetivo: Compreender os significados das LER atribuídos por Operadores de Telemarketing atendidos no ambulatório especializado em doenças do trabalho do Sindicato das Telecomunicações do Estado da Bahia, na Cidade de Salvador. Metodologia: Trata-se de um estudo com abordagem etnográfica, com base na análise de narrativas dos sujeitos. Foram observadas condições de adoecimento e sofrimento do trabalhador e os significados da doença em seu cotidiano. Resultados/Conclusões: Os resultados deste estudo demonstram que, além das limitações funcionais e dores provocadas pela doença, estes trabalhadores sofrem com a modificação do seu cotidiano e enfrentam em seu itinerário de portador dessa enfermidade, situações de estigma, assédio moral e violência psicológica. As perspectivas de vida destas pessoas foram transformadas em virtude do aparecimento dessa enfermidade. Ressalta-se que, devido às condições de trabalho, estes profissionais apresentam-se com elevado risco de desenvolvimento das LER. Assim, pode-se afirmar que melhoria de técnicas e estratégias de organização do trabalho e dos aspectos ergonômicos no setor de telemarketing pode favorecer a adoção de medidas de prevenção e controle neste ambiente, minimizando ou eliminando os riscos à saúde deste trabalhadorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLesões por esforços repetitivospt_BR
dc.subjectTelemarketingpt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.titleE agora, o que será da minha vida? Estudo sobre os significados das LER atribuídos por Operadores de Telemarketingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFreitas, Maria do Carmo Soares de-
dc.contributor.refereesSouza, Iara Maria de Almeida-
dc.contributor.refereesLima, Mônica Angelim de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalhopt_BR
dc.publisher.initialsPPGSATpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGSAT)

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