Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Gilca Garcia de-
dc.contributor.authorLeite, Luiza Chuva Ferrari-
dc.creatorLeite, Luiza Chuva Ferrari-
dc.date.accessioned2020-04-06T19:35:04Z-
dc.date.available2020-04-06T19:35:04Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.date.submitted2018-10-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31761-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo demonstrar o modo como se orienta a expansão territorial do neopentecostalismo e especificamente da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no Brasil. As origens da presença evangélica no Brasil, o panorama da espacialidade neopentecostal no país, assim como as principais características do neopentecostalismo foram relacionadas ao surgimento da IURD no final da década de 1970 e ao seu desenvolvimento enquanto uma das mais emblemáticas denominações neopentecostais. O fortalecimento da religião pentecostal foi analisado a partir de sua capilaridade pelo tecido social, observada na diversidade e multiescalaridade de suas práticas. A categoria "plano de poder", criada por Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal, reforça a racionalidade presente na expansão desta denominação, desenvolvida no trabalho a partir da identificação dos espaços em disputa à consolidação deste "plano" e das práticas socioespaciais da IURD no Brasil. Tais práticas representam as estratégias territoriais e a territorialidade iurdiana e foram agrupadas e desenvolvidas a partir de quatro eixos de análise: templo, rua, mídia e política.pt_BR
dc.description.abstractThis work aimed to demonstrate how the territorial expansion of Neo-Pentecostalism and specifically the Universal Church of the Kingdom of God (UCKG) in Brazil is oriented. The origins of the evangelical presence in Brazil, the panorama of neopentecostal spatiality in the country, as well as the main characteristics of Neo-Pentecostalism were related to the emergence of the Universal Church in the late 1970s and its development as one of the most emblematic Neo-Pentecostal denominations. The strengthening of the Pentecostal religion was analyzed from its capillarityzation by the social web, observed in the diversity and multiscalarity of its practices. The “Plan of Power" category, created by Edir Macedo, founder and leader of the Universal Church, reinforces the rationality present in the expansion of this denomination, developed in the research from the identification of the spaces in dispute to the consolidation of this "plan" and socio-spatial practices of Universal Church in Brazil. These practices represent the territorial strategies and the territoriality of Universal Church and were grouped and developed from four axes of analysis: temple, street, media and politics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeopentecostalismopt_BR
dc.subjectEstratégias territoriaispt_BR
dc.subjectPlano de Poderpt_BR
dc.subjectIURD (Igreja Universal do Reino de Deus)pt_BR
dc.subjectNeopentecostalismpt_BR
dc.subjectTerritorial Strategiespt_BR
dc.subjectPlan of Powerpt_BR
dc.subjectIURD (Universal Church of the Kingdom of God)pt_BR
dc.titleO plano de poder da Igreja Universal do Reino de Deus: estratégias territoriais da expansão neopentecostal no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, José Antônio Lobo dos-
dc.contributor.refereesSantos, Tiago Rodrigues-
dc.publisher.departamentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.programem Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqGeografia humanapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Luiza Chuva_Versão Final.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.