Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31742
Tipo: Dissertação
Título: Biocompatibilidade de implantes produzidos por prototipagem rápida de acrilonitrila butadieno estireno (ABS) e poliamida em fêmures de coelhos
Autor(es): Vieira, João Victor Romano
Autor(es): Vieira, João Victor Romano
Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência da osteointegração, biocompatibilidade e osteocondução dos implantes de ABS (acrilonitrila butadieno estireno) e poliamida confeccionados por prototipagem rápida, com canais de interconexões, aplicados em região intraóssea de fêmures de 12 coelhos. Foram realizadas perfurações nos sulcos trocleares esquerdo e direito com diâmetros de 5mm para aplicação dos implantes de ABS (esquerdo) e poliamida (direito) e os animais foram avaliados clínica e radiograficamente aos 15, 30, 45 e 90 dias. Após cada período de avaliação todos os animais foram eutanasiados e as porções distais dos fêmures foram colhidas para avaliação histopatológica. Nas avaliações radiográficas não foi possível a visibilização dos implantes nos períodos de avaliação. Observaram-se pequenas áreas escleróticas em sobreposição ao defeito ósseo em epífise e diáfise aos 30 dias, e aspectos ósseos semelhantes ao do fêmur distal normal aos 90 dias em ambos os implantes. Macroscopicamente identificou-se integração entre osso-implante para os dois materiais a partir dos 15 dias. Histologicamente aos 90 dias a cavidade do implante apresentava-se preenchida com matriz óssea madura, sem reação inflamatória no ABS, porém, intensa atividade magrofágica e resíduos de células gigantes foram evidenciados na poliamida. Os implantes mostraram-se biocompatíveis e osteocondutores, com integração osso-implante, contudo o ABS foi superior comparativamente à poliamida por apresentar menor atividade inflamatória no decorrer do processo de avaliação.
Palavras-chave: Biomateriais
Osso
Implantes
Defeito
Reconstrução óssea
CNPq: Medicina Veterinária
Clínica e Cirurgia Animal
Técnica Cirúrgica Animal
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGCAT/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós-graduação em Ciência Animal nos Trópicos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31742
Data do documento: 6-Abr-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCAT)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.