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Tipo: Dissertação
Título: Efeito da hidratação direta na qualidade vocal de docentes
Autor(es): Santana, Émile Rocha
Autor(es): Santana, Émile Rocha
Abstract: INTRODUÇÃO: Os professores fazem parte da categoria de profissionais da voz que apresentam elevada prevalência de distúrbios vocais. Assim, medidas de proteção vocal devem ser desenvolvidas e/ou investigadas a fim de prevenir o aparecimento destas alterações ou minimizar seus efeitos. OBJETIVO: Investigar os efeitos da hidratação direta na qualidade vocal de professores. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de intervenção, pré e pós-teste, com grupo único de sujeitos, cego ao avaliador. Participaram 27 professores de uma Escola da Rede Pública Estadual de Salvador, Bahia. Além de um questionário sociodemográfico, foram aplicados os protocolos: Índice de Triagem para Distúrbio de Voz (ITDV), Escala de Classificação da Severidade Vocal (ECSV), protocolos Efeitos Esperados Pré-intervenção e Efeitos Percebidos Pós-intervenção, bem como Protocolo de Percepção Pós-intervenção. Realizaram-se gravações da voz pré e pós-intervenção. As amostras de voz foram submetidas à análise acústica computadorizada (Voxmetria) e avaliação perceptivoauditiva (CAPE-V). A intervenção durou quatro semanas e consistiu em cinco minutos de nebulização com soro fisiológico (NaCl 0,9%), após 10 minutos de desidratação, realizando respiração oral antes de lecionar. Na análise dos dados, os professores foram avaliados em grupos de acordo com seu grau de adesão à intervenção: G0 (Hidratação≤79%) e G1 (Hidratação≥80%). RESULTADOS: Constatou-se redução do grau geral de alteração vocal do CAPE-V intragrupos com maior magnitude no G1 e entre os grupos, mas sem significância estatística. Na comparação intragrupos da Análise acústica observou-se no G1 aumento nos valores das médias das frequências fundamentais (F0) das vogais /a:/ (p=0,020) e /i:/ (p=0,045) e diminuição das intensidades mínimas da fala encadeada (p=0,032) e fala espontânea (p=0,016). No G0, houve diminuição da intensidade média (p=0,033) e máxima (p=0,05) da fala encadeada e intensidade mínima (p=0,046) e média da fala espontânea (p=0,018). Com relação à diferença das médias entre os grupos, observou-se elevação significante do jitter (p=0,009) no G0. Os escores totais do ITDV demonstraram redução, estatisticamente significante, intragrupos na comparação pré e pósintervenção (G0: p=0,006 e G1:p=0,028). Na ECVS, houve redução da frequência autorreferida de disfonia intragrupos, porém sem significância estatística (p>0,05). Quanto às frequências dos “Efeitos Esperados na pré-intervenção” e “Efeitos percebidos na pós”, observou-se que “melhora da qualidade vocal” (40,74%), juntamente ao “conforto vocal” (37,03%) e “hidratação das pregas vocais (29,62%) foram os efeitos mais frequentemente referidos por toda amostra de sujeitos. Quanto ao Protocolo de “Percepção Pós-Intervenção”, ambos os grupos referiram melhora moderada dos sintomas vocais (G0=53,3% G1=66,7%), voz mais clara (G0=53,3% G1=58,37%), e facilidade ao falar (G0= 46,7% G1=50%). Os docentes referiram ainda acreditar muito no tratamento (G0=80% G1=66,7%) e a maioria relatou boa adesão à intervenção (G0=60% G1=91,7%). CONCLUSÃO: A hidratação direta com soro fisiológico promoveu melhoras significantes nos parâmetros vocais do grupo com maior adesão à intervenção.
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador
Docentes
Distúrbios da Voz
Ensino
Hidratação da Prega Vocal
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31719
Data do documento: 1-Abr-2020
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