Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJanotti Júnior, Jeder Silveira-
dc.contributor.authorCardoso Filho, Jorge Luiz Cunha-
dc.creatorCardoso Filho, Jorge Luiz Cunha-
dc.date.accessioned2020-03-23T19:50:46Z-
dc.date.available2020-03-23T19:50:46Z-
dc.date.issued2020-03-23-
dc.date.submitted2006-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31692-
dc.description.abstractMediante o tratamento da performance mediatizada como um produto das indústrias do entretenimento, essa dissertação examina o modo como as canções de trabalho vinculadas ao gênero musical Heavy Metal e lançadas pelo selo independente Maniac Records, são estrategicamente confeccionadas a fim de produzir sentido. Esses sentidos são construídos a partir da manipulação de gramáticas de produção e reconhecimento, bem como respeito a condições de produção e reconhecimento específicas do Heavy Metal, que podem ser identificadas quando o analista compreende as particularidades do formato canção e do gênero musical. Ao manipular as regras de produção e reconhecimento, determinada estratégia de agenciamento é construída, ao passo que ao negociar quais condições de produção e reconhecimento serão respeitadas, originam-se às estratégias de configuração. A hipótese segundo a qual as canções de trabalho lançadas por um selo independente apresentariam repetições esquemáticas associadas ao gênero musical foi ponto de partida da investigação e, a partir de uma análise inspirada na semiótica, se buscou compreender como esses esquemas eram estrategicamente usados. O exame dessas estratégias se deu em sete performances mediatizadas lançadas entre os anos 2000 e 2003.pt_BR
dc.description.abstractThrough the compreension of the mediatic performances as a product of the entertainment industries, this dissertation exams the way in wich the work songs associated to the musical genre Heavy Metal and distribuated by the independet record company Maniac Records are strategicly constructed to produce meanings. These meanings are set through the manipulation of production and reception grammar rules, and the respect of certain production and reception condittions, that can be understood when the schollar knows the peculiarities of the musical genre and the popular songs. Manipulating the production and reception grammar rules, a specific agency strategy is produced and negotiating wich production and reception condittions are going to be respected, a specific configuration strategy is produced. Analyzing the work songs of an independent record company it is possible to identify squematic repetitons of the musical genre and, through a semiotics perspective, undestand the way these squematic strategies are used. The exam of these strategies in seven mediatic performances, from 2000 until 2003, is our contribution in this work.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectRockpt_BR
dc.subjectGrupos de rockpt_BR
dc.subjectMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subjectPerformance mediatizadapt_BR
dc.subjectCançãopt_BR
dc.subjectGênero musicalpt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectMediatic performancept_BR
dc.subjectSongpt_BR
dc.subjectMusical genrept_BR
dc.titleMúsica popular massiva na perspectiva mediática: estratégias de agenciamento e configuração empregadas no heavy metalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho.pdf10,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.