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dc.contributor.advisorTourinho, Ana Cristina Gama dos Santos-
dc.contributor.authorSouza, Luan Sodré de-
dc.creatorSouza, Luan Sodré de-
dc.date.accessioned2020-03-13T11:51:00Z-
dc.date.available2020-03-13T11:51:00Z-
dc.date.issued2020-03-13-
dc.date.submitted2019-10-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31655-
dc.description.abstractEsta tese, que adota uma perspectiva parcial de produção do conhecimento, inspirando-se em Milton Santos (1982), bell hooks (1995) e Donna Haraway (1995), reconhece que a construção dos saberes é localizada, parcial, crítica e política. Sendo assim, discute uma educação musical afrodiaspórica a partir de uma proposta de ensino decolonial – não hegemônica -, norteada por um pensamento crítico de fronteira - onde o conhecimento é construído através dos fluxos estabelecidos em uma zona de fronteira epistemológica. Para tal, se inspira nos saberes e fazeres dos sambas do Recôncavo Baiano como uma referência de pensamento afrodiaspórico materializado em um fazer que também é musical. Ao mesmo tempo, busca caminhos para o diálogo desse conhecimento com o contexto acadêmico numa perspectiva de conciliação intercultural por meio da construção de um conhecimento de fronteira, utilizando o ensino do violão suplementar como um recorte do universo do ensino acadêmico de música. As discussões giram no entorno de uma política de afirmação e reivindicação das existências afrodiaspórica no campo da construção do conhecimento. Para construir os argumentos, além de considerar a minha trajetória enquanto uma existência cujo percurso de formação e vida profissional se entrelaçam com essa temática, dialogo, dentre outros, com os escritos de Franz Fannon (2008), Paul Gilroy (2001), Stuart Hall (2003), Eduardo Oliveira (2007), Muniz Sodré (2018), Joaze Bernardino-Costa, Nelson Maldonado-Torres e Ramón Grosfoguel (2018). O principal objetivo deste trabalho é o de propor caminhos para uma educação musical afrodiaspórica e, consequentemente, para um ensino decolonial do violão na universidade. Para tal, faz o exercício de construir pontes epistemológico-práticas no campo da educação musical e, mais especificamente, no ensino de violão. O desenho metodológico é composto por entrevistas com mestres ligados a transmissão dos sambas do Recôncavo, a citar: Mestre Milton Primo, Mestre Celino e Mestre Alexnaldo dos Santos e com professores da universidade que ministram o componente violão suplementar, a citar: Dra. Cristina Tourinho e Dr. Robson Barreto. Também são consideradas incursões etnográficas no campo, bem como as experiências profissionais vividas no entorno desta temática. A pesquisa revelou fundamentos epistemológicos-práticos que podem contribuir para se pensar uma educação musical afrodiaspórica e um ensino decolonial do violão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectEnsino de violãopt_BR
dc.subjectEducação Musical Afrodiaspóricapt_BR
dc.subjectEnsino decolonialpt_BR
dc.subjectPedagogia decolonialpt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectSambas do Recôncavo Baianopt_BR
dc.subjectSamba de roda do Recôncavo Baianopt_BR
dc.subjectFormação de professores de músicapt_BR
dc.titleEducação Musical Afrodiaspórica: uma proposta decolonial para o ensino acadêmico do violão a partir dos sambas do Recôncavo baiano.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesQueiroz, Clécia Maria Aquino de-
dc.contributor.refereesOliveira, Eduardo David de-
dc.contributor.refereesAbib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.contributor.refereesVasconcelos, Jorge Luiz Ribeiro de-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música - PPGMUSpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
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