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dc.contributor.advisorRubim, Antônio Albino Canelas-
dc.contributor.authorBrotas, Antônio Marcos Pereira-
dc.creatorBrotas, Antônio Marcos Pereira-
dc.date.accessioned2020-03-11T17:55:31Z-
dc.date.available2020-03-11T17:55:31Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.date.submitted2001-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31637-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe- se a investigar os novos espaços ocupados pelas sondagens de opinião na contemporaneidade, marcada pela presença da mídia. Tendo como base às eleições brasileiras de 1998, a pesquisa parte do debate inicial sobre a opinião pública no qual foram apontados os vários atores que concorrem para defini-la e expressa-la. Percebemos a atualidade do tema e as mudanças que a introdução das sondagens de opinião demarcou ao serem lançadas como um novo elemento de aferição e expressão da opinião pública, um conceito chave para as democracias deliberativas. Neste trabalho, procuramos mostrar como as sondagens de opinião deixam de ser uma informação sobre o fluxo de opinião, sobre o movimento de correntes de opinião, para assumirem uma posição central nos campos da política e da comunicação. Elas assumem esta posição porque conseguem ser eficientes armas políticas que circulam tanto no ordenamento das campanhas eleitorais e no acompanhamento do desempenho dos governos. Buscamos mostrar também como a mídia contribuiu para que as sondagens conseguissem o status social que possuem na atualidade. A mídia também não passou imune às sondagens que provocaram mudanças na cobertura jornalística da política. A análise das eleições de 1998 nos ofereceu recursos para ampliar as discussões sobre a metodologia e a divulgação das sondagens. Como momento singular em que o produto, e não seus resultados, foi alvo de extensa polêmica, as eleições de 1998 nos proporcionou retomar ainda a discussão da relação dos institutos de opinião com políticos e meios de comunicação.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates new spaces occupied by opinion soundings in the contemporaneity, marked for the presence of the media. Based on the Brazilian elections of 1998, the research starts with an initial discussion about public opinion and some actors who compete for defining and expressing it. We perceive how actual the subject is and the changes that the introduction of the opinion soundings demarcated when they were launched as a new element of checking and expression of the public opinion, an essential concept for the deliberative democracies. This work shows the transition of the opinion soundings as an information about the opinion flow and about the movement of opinion chain for a central position in the fields of the politics and the communication. They assume this position because they are efficient politic weapons that circulate to order the electoral campaigns and the accompaniment of the performance of the governments. We also show how the media contributed for the soundings had obtained the social status that they have nowadays. The media also did not pass immune to the soundings that had provoked changes in the journalistic covering of the politics. The analysis of the elections of 1998 offered resources to extend the discussions about the methodology and the spreading of the soundings. In a singular moment where the product, and not its results, was object of extensive controversy, the elections of 1998 still provided a discussion about the relation between the institutes of public opinion, politicians and medias.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOpinião públicapt_BR
dc.subjectSondagens de opiniãopt_BR
dc.subjectJornalismo políticopt_BR
dc.subjectMídia e Eleiçõespt_BR
dc.titleOs espaços ocupados pelas sondagens de opinião na contemporaneidade: uma análise da eleição de 1998pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
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