Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria de Fátima Maia-
dc.contributor.authorFrança, Alex Santana-
dc.creatorFrança, Alex Santana-
dc.date.accessioned2020-03-10T18:30:14Z-
dc.date.available2020-03-10T18:30:14Z-
dc.date.issued2020-03-10-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31632-
dc.description.abstractMoçambique destacou-se na história do cinema mundial e, mais especificamente, entre os países africanos de língua oficial portuguesa, pelo fato de, após a independência, em 1975, ter desenvolvido uma infraestrutura de cinema nacional desvinculada do circuito cinematográfico comercial global e ao serviço da nação marxista que emergiu após o colonialismo português. Ao longo de sua trajetória cinematográfica, em especial, entre as décadas de 1970 e 1980, agregou uma filmografia variada produzida por um conjunto de diferentes realizadores, estrangeiros e locais, com características estilísticas e temas diversos. Profissionais e artistas de diferentes lugares do mundo migraram para este território africano, a exemplo de Licínio Azevedo, nascido no Brasil e radicado em Moçambique, e colaboraram em variadas esferas nesse processo, assim como, consequentemente também receberam contribuições nas suas vidas pessoais e nos seus trabalhos, resultando em um significativo processo de partilha e troca de conhecimentos, técnicas e linguagens. A proposta deste trabalho foi identificar e analisar as principais razões que motivaram diferentes experiências migratórias e diaspóricas no contexto moçambicano, principalmente, no pós-independência, e quais as implicações desses fenômenos no campo sociocultural, através da análise dos filmes A árvore dos antepassados (1995), O grande bazar (2006) e Virgem Margarida (2012), dirigidos pelo jornalista e cineasta Licínio Azevedo. A análise realizada mostrou que determinados projetos políticos e a guerra civil moçambicana foram as principais responsáveis pelos deslocamentos migratórios retratados nas narrativas e que essas experiências resultaram na (re)definição e/ou valorização das singularidades dos grupos em movimento.pt_BR
dc.description.abstractMozambique stood out in the history of worldwide cinema, more specifically among the Portuguese-speaking African countries. That happened because after the country’s independence, in 1975, it has developed a national cinema infrastructure untied from the global commercial cinematographic circuit and from the service of the Marxist nation that emerged after the Portuguese colonialism. Besides that, throughout its cinematographic path, in particular between the decade of 1970 and 1980, the country has aggregated a varied filmography produced by a group of different directors, foreign and local, with stylistic characteristics and diverse themes. Professionals and artists from different places in the world migrated to the African territory, like Licínio Azevedo, who was born in Brazil and settled in Mozambique. They also collaborated to different spheres of this process, as well as, they consequently received contributions in their personal lives and their works, which resulted in a significant process of sharing and exchanging of knowledge, techniques and languages. The goal of this work was to identify and analyze the main reasons that motivated different diasporic experiences in the Mozambican context, mainly after its independence, as well as the implications of these phenomena in the sociocultural field through the analysis of the films A árvore dos antepassados (1995) [The tree of the forefathers], O grande bazar (2006) [The great bazaar] e Virgem Margarida (2012) [Virgin Margarida], directed by the journalist and filmmaker Licínio Azevedo. The analysis showed that certain political projects and the Mozambican civil war were the main responsible for the migratory movement portrayed in the narratives, it also showed that these experiences resulted in the (re)definition and/or in the appreciation of the singularities of the groups in movement.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESB/CAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmigraçãopt_BR
dc.subjectdiásporapt_BR
dc.subjectcinema moçambicanopt_BR
dc.subjectLicínio Azevedopt_BR
dc.title“Voltam os que não morreram, vão embora os que aqui ficaram. Ai, esta dança, minha mãe, até as crianças dançam?”: experiências migratórias e diaspóricas na trajetória pessoal e na obra de Licínio Azevedopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesQueiroz, Amarino Oliveira de-
dc.contributor.refereesCavalcanti, Tatiana Arzi Fantinatti Baptista-
dc.contributor.refereesSantos, José Henrique de Freitas-
dc.contributor.refereesSantos, Alvanita Almeida-
dc.publisher.departamentInstituto de Letras da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Alex França - texto final.pdf4,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.