Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Mônica Angelim Gomes de-
dc.contributor.authorRibeiro, Vânia Oliveira-
dc.creatorRibeiro, Vânia Oliveira-
dc.date.accessioned2020-03-10T13:43:15Z-
dc.date.available2021-03-11T03:00:38Z-
dc.date.issued2020-03-10-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31624-
dc.description.abstractA compreensão acerca das pessoas com deficiência (PcD) passou por diversas transformações ao longo da história ocasionadas por mudanças sociais, de valores e organizacionais da sociedade, tais como o capitalismo, alterações tecnológicas, grandes guerras e alterações na legislação. Nessa mudança de paradigma, a sociedade passou a se organizar politicamente e construir legislações que possibilitassem a equiparação de oportunidades e equidades para as pessoas com limitações físicas, sensoriais e cognitivas, contribuindo para sua inserção no contexto laborativo. No entanto, observa-se que somente facilitar a entrada das PcD no mundo do trabalho, sem instituir política e ações institucionais que favoreçam sua adequada permanência é um obstáculo a sua efetiva inclusão, podendo colaborar para produção de estigmas, preconceitos e estereótipos relacionados a deficiência. Dessa forma, a importância dessa pesquisa deve-se a necessidade de um estudo acerca de como está acontecendo à inclusão dos servidores públicos federais com deficiência numa Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) situada na Bahia, no Nordeste brasileiro, região com o quadro notório de desigualdades e onde se encontra o maior percentual de PcD (26,3%). Considerando a importância de investigar o contexto institucional esse estudo tem como objetivo descrever as estratégias de implantação da política de inclusão dos servidores com deficiência na IFES, assim como as ações e tecnologias empregadas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa que utiliza como metodologia o estudo de caso único. Os participantes do estudo são formados por gestores e servidores públicos que atuam nos diferentes órgãos da instituição que contribuem para implantação da política. Como recursos para a implantação da política destacam-se a criação de um setor voltado a inclusão das PcD, capacitações, projetos de acessibilidade, formação de grupo de trabalhos, entre outros. Observa-se que a IFES vem avançando na implantação da política de inclusão, mas ainda de forma vagarosa, com momentos de avanços e retrocessos. Barreiras orçamentárias, programáticas e atitudinais dificultam a operacionalização da política, mas a visão inclusiva da universidade, de acolhimento à diversidade é um potencializador para a efetivação da inclusão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleA inclusão do servidor com deficiência numa IFES: implantação de política públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coTrindade, Ana Angélica Martins de-
dc.contributor.refereesNascimento, Ana Márcia Duarte Nunes-
dc.contributor.refereesFagundes, Norma Carapiá-
dc.publisher.departamentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalhopt_BR
dc.publisher.initialsPPGSATpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vania Dissertação Final - Cópia - Cópia.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.