Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31613
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O retrato da Guerra de Canudos a partir de Euclides da Cunha: um olhar sobre a importância da comunicação para a configuração da memória
Autor(es): Silva, Bruna Luiza Leite da
Autor(es): Silva, Bruna Luiza Leite da
Abstract: A presente pesquisa refere-se a importância de trazer à público um olhar sobre a contribuição de Euclides da Cunha para a configuração da história de Canudos e como esse relato interferiu na abordagem da Guerra atualmente, através de pesquisas de documentos históricos que possuem grande relevância social. Esse trabalho contou com pesquisa ao Acervo Documental da Guerra de Canudos, levantando informações a respeito do tema proposto. A partir dos dados analisados sobre a Guerra de Canudos pôde-se obter através dos acervos preservados no Memorial de Canudos no interior da Bahia, nos diversos filmes sobre a Guerra e em livros, artigos e críticas de Canudos e Euclides da Cunha, a resposta para o tema abordado. A estrutura organizacional da pesquisa inicialmente faz um breve resumo da história da Guerra, a importância para a sociedade como preparação e esclarecimento dos capítulos propostos e o conceito de algumas palavras-chave como forma de fundamentar a defesa do tema. A partir de autores que estudaram a história dos vencidos serviram como argumento para mostrar como Euclides permitiu a Canudos se destacar dentre os vencidos comumente abordados como derrotados. Conclui-se baseado na fundamentação teórica, elevando a importância da aplicação do tema proposto a partir de um quadro comparativo entre duas revistas baianas trimestrais que, em 1997, dedicaram suas edições para tratar do centenário da Guerra. Isso permitirá que esse trabalho ofereça possibilidades de compreensão dentro da comunicação e da cultura, em como se deram as transformações dessa história específica e como a comunicação tem referência para escrever a história.
Palavras-chave: Guerra de Canudos
Euclides da Cunha
Escrita da história
Sertão
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31613
Data do documento: 9-Mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Leite TCC.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.