Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31586
Tipo: Dissertação
Título: Metodologia de caracterização de sites para aplicação de armazenamento geológico de carbono através de CO2-EOR como tecnologias de CCUS: um estudo de caso na Bacia do Recôncavo
Autor(es): Coelho, Sacha da Silva Gramacho
Autor(es): Coelho, Sacha da Silva Gramacho
Abstract: Carbon Capture Use and Sotorage (Caprtura, Uso e Armazenamento de Carbono) (CCUS), é tecnologia low-carbon que foi desenvolvida com intuito de reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera ao mesmo tempo que torna possível o uso dos combustíveis fosseis, que ainda são parte da matriz energética mundial. São tecnologias tidas como relevantes no que se diz respeito ao combate das das mudanças climática. Como parte desta tecnologia tem o armazenamento de carbono através do CO2-EOR. Antes de aplicar projetos de armazenamento de carbono através de injeção de CO2, como técnica de recuperação de petróleo, ambos sendo tecnologias de CCUS é necessário que se tenha um processo inicial chamado caracterização de sites, que vai selecionar e caracterizar sites que são adequados para os projetos em questão. Este trabalho traz como objetivo uma proposição de modelo de caracterização de sites para armazenamento geológico de carbono através de CO2-EOR para bacias onshore brasileiras. Como um dos diferenciais entre as metodologias já existentes, este modelo traz como primeira etapa o Quick Screening, que consiste em uma etapa de baixo custo e que foi moldada e desenvolvida visando atingir pequenas e médias empresas, que são as maiores investidoras em campos de bacias terrestres no Brasil. Após a proposição da metodologia, alguns processos da etapa de Quick Screening vão ser colocados em prática através de um estudo de caso, sendo eles: a análise da mínima pressão de miscibilidade (PMM), para definir se a injeção de CO2 vai ser do tipo miscível ou imiscível e análise de parâmetros de reservatório. A amostra estudada teve como resultado injeção imiscível de CO2. Com esta definição, cabe ao operador avaliar as outras análises preliminares também definidas no Quick Screening, além da avaliação econômica. Pensar em implementar um projeto desta relevância pode trazer diversos pontos positivos, como a implementação de um processo sustentável, no que se diz respeito a redução de emissão de CO2, a revitalização da área em que o campo se encontra trazendo assim benefícios para a sociedade que se aloja em torno do local, além de trazer lucro para o operador. É necessário se pensar em desenvolver trabalhos futuros relacionados a tal pesquisa, pois existem lacunas que precisam serpreenchidas como o teste de toda metodologia. Outro fator que precisa ser analisado consiste no incentivo que o pequeno médio e operador pode receber do Governo, visto que grande parte das operações de CCUS são custosas e inviáveis para tais empresas e por último o destino que poderá ser dado a esse CO2 depois que armazenado.
Palavras-chave: CCUS
CO2-EOR
Armazenamento geológico de carbono
Bacia do Recôncavo
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31586
Data do documento: 9-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Corrigida Final-Sacha Gramacho para impressão.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.