Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31576
Tipo: Dissertação
Título: Experiências de professores com problemas de saúde relacionados ao exercício da docência no município de São Miguel das Matas, Bahia
Autor(es): Sales, Luzinete Oliveira
Autor(es): Sales, Luzinete Oliveira
Abstract: O trabalho docente é caracterizado por diversas funções atribuídas aos professores, desde o planejamento pedagógico na escola, atividades extraclasses, relação com alunos, gestão escolar, família de alunos e a comunidade. Neste contexto, na maioria das vezes, os docentes se encontram desassistidos, com precárias condições de trabalho e falta de reconhecimento da gestão e da sociedade em geral. Deste modo, além do adoecimento observa-se a desvalorização profissional o que gera insatisfação nesses trabalhadores. O presente estudo objetiva analisar os significados atribuídos por professoras aos problemas de saúde vivenciados durante o exercício da docência na rede pública de Ensino Fundamental e Médio no município de São Miguel das Matas, Bahia. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com entrevistas narrativas e utiliza a teoria da hermenêutica de Paul Ricouer para entender estes significados. As professoras experienciam os problemas de saúde como uma limitação, tanto no trabalho como na vida de modo geral e buscam meios paliativos para continuarem suas atividades.
Palavras-chave: Ensino Fundamental e Médio
Trabalho docente
Problemas de saúde
Experiência
Professores
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31576
Data do documento: 9-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO LUZINETE - FINAL.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.