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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalacios, Anamaria-
dc.contributor.authorPinho, Mauricio Lino Marques-
dc.creatorPinho, Mauricio Lino Marques-
dc.date.accessioned2020-03-03T16:56:11Z-
dc.date.available2020-03-03T16:56:11Z-
dc.date.issued2020-03-03-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.issnMonografia-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31516-
dc.description.abstractO objetivo dessa monografia é apontar quais são os atributos dos automóveis de luxo mais utilizados pelas montadoras como estratégia de sedução do consumidor brasileiro. Para isso, fez-se uso da análise de conteúdo, mais precisamente da análise categorial, de anúncios de 62 edições, desde 2007, da revista Quatro Rodas. A análise mostrou que os atributos mais usados são, respectivamente, desempenho, conforto e eficiência, enquanto atributos como exclusividade e raridade são pouco recorrentes. O atributo luxo, ainda que já esteja algumas vezes pré-determinado pelas marcas de automóveis luxuosos, não deixou de ser utilizado pelos anunciantes. Os termos relacionados ao prazer de guiar os automóveis também apareceram destacados em alguns dos anúncios, indo ao encontro de perspectivas atuais sobre o consumo de bens de luxo. A revisão teórica permite incluir o trabalho entre aqueles que dão ênfase ao caráter social do consumo, atentando principalmente às lógicas de diferenciação simbólica e ao consumo enquanto fenômeno pautado nas relações sociais, fenômeno esse que possibilita aos indivíduos o entendimento do seu cotidiano e do próprio contexto em que encontram-se incluídos. O consumo de luxo é abordado igualmente com base na sua dimensão social, incluindo-se aí um breve relato histórico dessa prática. As questões acerca do mercado, das estratégias mercadológicas e de comunicação, da publicidade de produtos de luxo, e principalmente dos atributos que norteiam os bens luxuosos também servem para desenvolver a análise do corpus empírico. Por fim, a revisão teórica da monografia procura abordar o automóvel como um bem de consumo dotado de especificidades, do mesmo modo que enfoca questões sobre a indústria de automóveis, as estratégias mercadológicas das montadoras, a publicidade de automóveis, a importância das marcas, entre outros temas que auxiliaram, mais tarde, o desenvolvimento da análise dos anúncios.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectBens de luxopt_BR
dc.subjectAutomóveispt_BR
dc.subjectQuatro Rodas (Revista)pt_BR
dc.titlePublicidade e automóveis de luxo: análise de conteúdo de anúncios da Revista Quatro Rodaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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