Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31508
Tipo: Tese
Título: Identificação de polimorfismos nos genes LEP, GH, IGF1, CAPN1 e CAST e associação com características de qualidade de carne e carcaça em ovinos Santa Inês
Autor(es): Meira, Ariana Nascimento
Autor(es): Meira, Ariana Nascimento
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi identificar, em ovinos Santa Inês, polimorfismos do tipo SNP (Single Nucleotide Polymorphis) nos genes IGF1 (Insulin Like Growth Factor 1), GH (Growth Hormone), LEP (Leptin), CAPN1 (Calpain 1) e CAST (calpastatin) e verificar se estão associados a características que evidenciam qualidade de carne ou de carcaça. Para tanto, foram sequenciados fragmentos destes genes em até 191 animais. Na região estudada do IGF1, cerca de 4.550 pb (pares de base), foram detectados 18 SNPs em região de intron. Nos 2.045 pb estudados do gene da leptina foram identificados 21 SNPs, sendo um em região de exon. No gene GH, onde 1.194 pb foram sequenciados, 21 polimorfismos foram identificados, sendo 3 localizados em exon. Nos 3.927 pb estudados do gene CAPN1, foram identificados 45 SNPs, um deles localizado em exon. No gene CAST, 4.108 pb foram sequenciados e 58 polimorfismos identificados, sendo um em exon. Deste total de polimorfismos, 115 SPN apresentaram distribuição de frequência que permitiu utilizá-los para estimar efeitos aditivo e de dominância, sendo 6 no IGF1, 16 no LEP, 52 no CAST, 5 no GH e 36 no CAPN1. Para alguns marcadores as frequências genotípicas e alélicas diferiram de forma expressiva entres os dois grupos de animais estudados (Embrapa e UFBA). Isso indica que há variação nas frequências de alguns marcadores dentro dos rebanhos da raça Santa Inês e a resposta ao processo de seleção dependerá muito da frequência do alelo favorável no rebanho sob seleção. Vários marcadores tiveram efeito aditivo significativo sobre atributos de carne e de carcaça e podem ser boa fonte de informação para a seleção de ovinos da raça Santa Inês. Muitos desses efeitos ainda não haviam sido reportados em ovinos, o que torna o presente estudo uma fonte de referência para outros trabalhos com esta espécie.
Palavras-chave: Biotecnologia
Genética
Marcadores moleculares
Melhoramento animal
Sequenciamento
Ovinos
CNPq: Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
País: Brasil
Sigla da Instituição: POSZOO-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Zootecnia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31508
Data do documento: 3-Mar-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGZOO)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.