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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Jorgana Fernanda de Souza-
dc.contributor.authorMoreira, Regina de Souza-
dc.creatorMoreira, Regina de Souza-
dc.date.accessioned2020-02-05T14:47:59Z-
dc.date.issued2020-02-05-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31428-
dc.description.abstractA depressão é um acometimento recorrente e de natureza incapacitante que se caracteriza por humor deprimido e perda de prazer ou interesse em atividades cotidianas. O trabalho docente na educação infantil possui características que podem levar ao adoecimento mental do trabalhador, como a intensificação do trabalho, a sobrecarga de atividades e responsabilidades e a dupla jornada. Diante da lacuna encontrada da literatura a respeito desta temática, além da invisibilidade da população em questão, este estudo se propõe a investigar a situação de saúde e trabalho dos professores e auxiliares de classe da educação infantil, buscando responder a seguinte questão de pesquisa: quais os fatores associados aos sintomas de depressão maior em trabalhadores da educação infantil, no município de Feira de Santana? Objetivo: estimar a prevalência de sintomas de depressão maior (triagem positiva) e seus fatores associados em professores e auxiliares de classe da educação infantil do município de Feira de Santana, Bahia. Método: Trata-se de um estudo transversal, censitário, realizado em creches e Centros Municipais de Educação Infantil em Feira de Santana. Utilizou-se para a triagem dos sintomas de depressão maior entre os participantes o Patient Health Questionnaire (PHQ). Resultados: Identificou-se uma prevalência dos sintomas de depressão maior de 21,2% estando associada à: faixa etária acima de 32 anos (RP= 0,54; IC 95%: 0,35-0,82), realização de atividade extraclasse (RP=1,70; IC95%:1,17-2,45), presença de ruído (RP=2,00; IC95%: 1,25-3,21), etilismo (RP=1,60; IC95%: 1,11-2,29), insatisfação com o trabalho (RP=1,83; IC95%:1,232,72) e autoavaliação do estado de saúde regular (RP=2,29; IC95%: 1,49-3,51) e ruim/muito ruim (RP=4,67; IC95%: 2,62-8,32). Os resultados obtidos no estudo evidenciam que os trabalhadores da educação infantil estão expostos a fatores que podem contribuir para a ocorrência de sintomas da depressão maior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectSaúde do Trabalhadorpt_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.titleO trabalho na educação infantil: fatores associados aos sintomas de depressão maior em professores e auxiliares de classept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.liftdate2025-02-03T14:47:59Z-
dc.contributor.refereesSoares, Jorgana Fernanda de Souza-
dc.contributor.refereesdos Santos, Kionna Oliveira Bernardes-
dc.contributor.refereesFernandes, Sônia Regina Pereira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalhopt_BR
dc.publisher.initialsPPGSATpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSAT)

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